Na manhã desta sexta-feita(04), o Comandante do 4ºBBM, Tenente Coronel Winderson Alain Moura foi homenageado no HGE JF (Hospital Geral de Juiz de Fora), sendo agraciado com o “Diploma de Amigo”, em reconhecimento às manifestações de apreço e colaboração aquele nosocômio.

A solenidade de comemoração do 102º aniversário de criação da organização Militar de saúde contou com a participação do General de Divisão, senhor Jorge Antônio Smicelato, atual Comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, bem como da Coronel médica Yamar Eiras Baptista, diretora do HGE JF.

O Hospital Geral de Juiz de Fora foi criado pelo Decreto nº 13653, de 16 de janeiro de 1920, do Exmo Sr Presidente da República Dr Epitácio Pessoa, por iniciativa do General Setembrino de Carvalho - Comandante da 4ª Região Militar, sendo Ministro da Guerra o Doutor Pandiá Calógeras.

Instalado provisioriamente à Rua Padre Café, em uma propriedade conhecida como "Chácara do Coronel Pacheco", onde até recentemente se situava o Parque Regional de Armamento, o recém-criado Hospital Militar de 1ª Classe recebeu, como primeiros pacientes, os baixados da Enfermaria Regimental do 57º Batalhão de Caçadores, então sediado nesta guarnição, e teve como primeiro Diretor o Major Médico Oscar da Silva Gradim.

Em 30 de janeiro de 1928, o Hospital Militar foi transferido para o local que ocupa até os dias atuais, na Rua General Deschamps Cavalcanti, s/nº, Bairro Fábrica, sendo à época, constituído por três pavilhões.

A denominação de Hospital Geral de Juiz de Fora foi concedida pela Portaria nº 284, de 08 de julho de 1953, do Ministro de Estado dos Negócios da Guerra.

De forma arquitetônica multipavilhonar, o HGeJF, em seus anos de existência, está sempre pronto para continuar a nobre missão de prestar atendimento médico, odontológico e laboratorial, com qualidade e ética, em regime ambulatorial ou de internação, aos militares da ativa, dependentes, inativos, pensionistas e servidores civis do Exército Brasileiro, bem como da Marinha do Brasil e do Comando da Aeronáutica.

O agraciamento ao Comandante do 4ºBBM reforça a parceria entre o CBMMG e o Exército Brasileiro não só em Juiz de Fora, mas em todo o Estado de Minas Gerais. Diversos treinamentos e capacitações têm sido feitos em conjunto com o 4ºBBM, além de instruções de Brigada e ações de prevenção e mitigação de Defesa Civil.