No período de 27 de fevereiro a 03 de março, a Companhia de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (Cia QBRN) realizou o recolhimento de sua tropa para nivelamento dos procedimentos e protocolos, visando o atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos.

Durante o recolhimento, foram abordados diversos assuntos como normas e legislações referentes ao armazenamento e transporte de produtos perigosos, atendimento de ocorrências em espaços confinados com produto perigosos, procedimentos de coleta envolvendo produtos não identificados.

Além disso, foi realizado um treinamento em parceria com a Gasmig, que ministrou uma instrução sobre os procedimentos e protocolos referentes ao manuseio e transporte do Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC).

A semana de recolhimento foi finalizada com duas visitas técnicas, sendo uma realizada nas instalações do Grupo Cesari, empresa que atua no ramo intermodal de armazenamento e transporte de produtos perigosos, localizada em Cubatão. A segunda visita ocorreu na sede da  Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na capital do estado, sendo a CETESB, a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, além de respostas a emergências com produtos perigosos.

As visitas possibilitaram a aproximação das instituições, permitindo que os militares conhecessem a rotina e os protocolos adotados pelos agentes em emergências envolvendo produtos perigosos.