Na manhã da última segunda-feira (10), aconteceu na Academia de Bombeiros Militar - ABM a solenidade de abertura da “Semana Zero do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) – Tenentes 2024”, e nesta oportunidade, os novos Alunos foram recepcionados com uma apresentação da  Bombeiro Instrumental Orquestra Show - BIOS.

A cerimônia contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, acompanhado do comandante e subcomandante da ABM, coronel Eduardo  Ângelo Gomes da Silva, tenente-coronel Maycom Elias Alfim, respectivamente.

A primeira palestra foi proferida pelo comandante-geral, e nesta oportunidade o cel Erlon, além de parabenizar os novos discentes do CHO, abordou temas relevantes de interesse da corporação. Em um segundo momento, o comandante da ABM, cel  Ângelo, além de parabenizar os militares, aproveitou o ensejo para dar boas-vindas aos novos discentes e explanar sobre a responsabilidade dos Oficiais oriundos do CHO para o CBMMG.

A Semana Zero, evento planejado e organizado pelos alunos do CHO Alterosa - Tenentes 2023, é uma importante ferramenta no processo de formação do bombeiro militar. É neste momento que os discentes conhecem o regulamento interno, têm instruções de Ordem Unida, informações quanto ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) que deverão desenvolver da ABM,  e demais informações quanto ao cotidiano acadêmico.

Ao longo dessa primeira semana haverá também uma atividade operacional simulada noturna, a qual os discentes serão instruídos a exercerem a atividade de coordenação e gerenciamento de ocorrência operacional, função inerente ao posto almejado. Vale destacar ainda que os discentes visitarão a Associação dos Oficiais (AOPM/BM) com o intuito de assistirem uma palestra sobre a importância dessa Associação para as Instituições Militares do Estado.

Finalizando a programação, na sexta-feira (15), acontecerá o desfile acadêmico alusivo ao início dos Cursos de Especialização em Gestão em Proteção e Defesa Civil – Cegedec 2023 e de Habilitação de Oficiais – CHO 2023/2024.