A Academia de Bombeiros Militar (ABM) recebeu, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2023, a visita da comissão de verificação, in loco, designada pela Assessoria de Ensino Superior da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SU/SEE/MG), para fins da renovação do reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências Militares - Prevenção e Gestão de Catástrofes (Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar – CFO BM) perante os órgãos competentes.

Na ocasião da visita, foram avaliados: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso, dentre outros indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. Os avaliadores, Prof. Dr. Cristian Kiefer da Silva e Prof. Dr. Carlos Henrique Passos Mairink, conheceram as instalações físicas da ABM e se reuniram com o coordenador de curso, professores, discentes, membros do Núcleo Docente Estruturante - NDE, Comissão Própria de Avaliação – CPA, comandante e gestores da ABM. Na oportunidade, os avaliadores também participaram de oficinas práticas organizadas pelos cadetes do CFO.

O resultado da avaliação foi a aprovação da renovação de reconhecimento do curso com a nota máxima de avaliação institucional, cinco pontos, conforme Relatório da Comissão recentemente encaminhado pela SU/SEE/MG. Tal feito complementa a avaliação institucional realizada no ano de 2021 e registra, de forma inédita, o conceito máximo da ABM como Instituição de Ensino Superior em nível de recredenciamento e renovação de reconhecimento dos dois cursos superiores atualmente ofertados para a formação e habilitação de oficiais, demonstrando a excelência no desempenho das atividades de ensino deste educandário, que possui a finalidade e o potencial de formar bombeiros modelos de eficiência e eficácia no cumprimento de seu dever constitucional de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar a esperança à sociedade.