Cel PM veterano Cícero é homenageado em Brumadinho

Início / Notícias Criado em: 18-06-2021 às 16h:18

Algumas pessoas deixam marcas indeléveis por onde passam e perpetuam seus nomes por meio de atitudes simples, porém impactantes. E esse é o motivo pelo qual o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) prestou uma homenagem, no início desta manhã (18), ao coronel veterano da Polícia Militar Cícero Nunes Moreira, pelo apoio que vem prestando aos bombeiros militares que atuam em Brumadinho.

O coronel Cícero, de forma espontânea, há mais de dois anos tem colaborado com a operação por meio da assistência religiosa prestada aos bombeiros militares que permanecem na Operação Brumadinho. Diligentemente, durante esse período, tem conduzido momentos de reflexão que trouxeram refrigério aos militares às terças e sextas pela manhã, junto à chamada inicial da tropa, contribuindo assim para a revigoração e renovação da esperança de cada indivíduo da missão.

Representando o CBMMG, o comandante-geral coronel Edgard Estevo da Silva, acompanhado pelo comandante da operação, coronel Alexandre Gomes Rodrigues, entre outros militares, entregou ao coronel PM veterano Cícero um de nossos mais importantes símbolos de gratidão.

A comenda machadinha, composta por uma ferramenta simbólica para os bombeiros, foi criada para agraciar pessoas que atuam e contribuem para a melhoria e aprimoramento dos trabalhos na corporação.

Para o coronel Estevo, a honraria concedida ao veterano foi muito especial: “A homenagem teve uma representatividade muito maior, pois o coronel Cícero, mais que contribuir para a melhoria da corporação, tem cuidado de nossos militares, parte mais valiosa do CBMMG.”, enfatizou o comandante dos bombeiros.

Já o coronel Alexandre destacou que, “a saudade da família, a agonia pelo desconhecido e a ansiedade pelos novos desafios são alguns dos tantos sentimentos que, vez por outra, pulsam no coração dos militares que são empregados na operação de buscas em Brumadinho. No entanto, nas manhãs de terças e sextas, tudo isso dá espaço a paz trazida pela presença e palavras do grande cel Cícero. Independente de religião ou de crenças, o acalento, a motivação e a coragem invadem a base Bravo. Simplesmente essencial!", concluiu o comandante da operação.

AGRADECIMENTO

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (Lucas 19:10).

Nesta manhã, como tenho feito nos últimos dois anos, ao entrar na Base Bravo, em Brumadinho, notei que os bombeiros já estavam em forma e que havia uma movimentação diferente na base. Como ninguém havia me dispensado das atividades de capelania, fiz tudo como normalmente faço: afinei o violão e desembarquei o cajon. Enquanto fazia isso, vi o comandante-geral, coronel Estevo, no meio dos bombeiros, a cumprimentar pessoalmente cada um deles. Tive certeza de que haveria alguma coisa diferente.

Fui cumprimentado pelo coronel Alexandre, o qual me convidou para hastear o Pavilhão Nacional, o que me deixou muito surpreso e honrado. Em seguida, fui cumprimentado pelo comandante-geral que me apresentou para a tropa formada e me passou a palavra. Naquela manhã, havia preparado uma mensagem sobre “Fazer Tudo Para a Glória de Deus”, com base no texto do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).

A essa altura dos acontecimentos, já havia descoberto, emocionado, que a razão de todas as presenças na Base Bravo era prestar-me uma homenagem. Recebi com muita emoção a Comenda Machadinha, como reconhecimento e gratidão por meus serviços junto aos bombeiros. Sempre me lembro de meu pai, o Sargento Lúcio, que serviu no 1º GI, quando estou com os bombeiros e gosto de honrá-lo quando estou entre eles. Creio que ele ficaria muito orgulhoso se pudesse estar presente.

Hoje, de maneira especial, também me lembrei, emocionado de minha mãe, D. Magdalena, ao ser abençoado pela D. Maria das Dores, mãe do coronel Estevo, que orou por todos nós e, especialmente, por mim. Há momentos difíceis de serem descritos em palavras, não há como retratar aqui o acelerar do coração e as lágrimas de emoção. Agradeço e glorifico a Deus por tudo que Ele tem me permitido fazer e viver com meus amigos bombeiros: que tudo seja para sua glória. Agradeço, especialmente, o comandante-geral, meu amigo, coronel Edgard Estevo, por tanta gentileza e carinho. Enquanto Deus permitir, estaremos juntos.

Muito Obrigado!

Salvar!