Uma jornada de aprendizado e intercâmbio

Na última semana, vinte e sete capitães do Curso de Especialização em Gestão e Proteção e Defesa Civil (Cegedec 2023) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) embarcaram em uma experiência única, acompanhados da subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e do tenente-coronel Moisés Magalhães de Sousa, coordenador do Cegedec.

Explorando as capacidades contra incêndios florestais, os oficiais visitaram o Parque Metropolitano (Cerro San Cristóbal), conhecendo de perto a capacidade técnica e operacional de resposta a este tipo de ocorrência. Além disso, exploraram o 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santiago e realizaram um Hazard Mapping (mapeamento das áreas de risco) pelo centro histórico da cidade.

A jornada proporcionou uma imersão em novas tecnologias, técnicas operacionais e boas práticas gerenciais, bem como políticas públicas desenvolvidas pelo governo chileno, enriquecendo os conhecimentos adquiridos durante o Cegedec.

Simulação de Terremoto e Exploração Geológica

O grupo também teve a oportunidade de mergulhar em um extenso intercâmbio com o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), participando de uma simulação de terremoto. Visitaram também o Serviço Nacional de Geologia e Mineração, conhecendo de perto o monitoramento de atividades mineradoras e eventos geológicos.

Formação Profissional e Valores Altruístas

Em uma visita a Valparaíso, cidade portuária considerada patrimônio mundial da Unesco, eles puderam explorar o Corpo de Bombeiros da cidade, as áreas de risco da região e visitaram o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile.

Já a visita à Academia Nacional de Bombeiros do Chile ofereceu insights sobre a formação e profissionalização dos bombeiros chilenos, destacando a busca pela uniformização dos treinamentos e capacitação técnica seguindo padrões internacionais.

Competição de Bombeiros e Encerramento Memorável

O último dia foi marcado pela participação na abertura da competição de bombeiros, promovida pela Organização de Bombeiros Americanos (OBA). Uma experiência emocionante que culminou em um jantar de confraternização, encerrando com chave de ouro essa inesquecível viagem técnica.

Os discentes do Cegedec 2023 agradecem a todos que tornaram essa jornada possível, incluindo o comando da instituição e o Governo do Estado. A viagem foi vital para proporcionar uma experiência profissional enriquecedora e produtiva. Vale destacar também o apoio contínuo da AOPMBM ao programa que reafirma o valor de parcerias fortes e dedicadas à evolução profissional dos nossos oficiais.

Além disso, a turma expressa gratidão ao Governo Chileno pela calorosa acolhida e pelo compartilhamento de conhecimentos valiosos. A hospitalidade e a troca de experiências foram fundamentais para o sucesso deste intercâmbio, deixando um legado de laços fortalecidos e de colaboração mútua que beneficiarão nossas operações de Bombeiros a longo prazo.