O Comando Especializado de Bombeiros (CEB), por meio da Companhia de Proteção Ambiental (CPA) do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), realizou do dia 03 ao dia 20 de abril, um nivelamento de sua tropa em preparação ao período de estiagem. O treinamento contou ainda com a presença de militares do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1º COB) e do 2º e 3º Batalhões de Bombeiros Militar e de agentes da Polícia Civil.

As atividades práticas foram realizadas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Parque Estadual Serra Verde, Estação Ecológica Estadual do Cercadinho, Parque Estadual Florestal da Baleia e no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas.

Na primeira semana da qualificação a temática trabalhada foi geoprocessamento aplicado aos incêndios florestais, sendo abordados os tópicos: cartografia aplicada ao geoprocessamento, Sistema de Informações Geográficas (GIS), manuseio de ferramentas de GIS aplicadas na atividade de gestão de risco e gestão dos incêndios, construção de arquivo com informações georreferenciadas, utilização de ferramentas online, principais softwares e aplicativos móveis para monitoramento operacional e sensoriamento remoto.

Na segunda semana, o tema abordado foi perícia de incêndios em vegetação com o objetivo de proporcionar aos militares conhecimento para que possam realizar a análise e correlação dos efeitos das chamas em materiais combustíveis e não combustíveis, sob a influência da dinâmica dos incêndios florestais. Além disso, possibilitar a identificação da origem dos incêndios para determinação posterior das possíveis causas, interpretação dos vestígios deixados pelas chamas, reunir provas materiais para reconstrução do caminhamento do incêndio e confecção de laudos periciais técnicos de investigação.

Por fim, na terceira semana do nivelamento, foi abordado o uso do fogo técnico como forma de atender a uma demanda prevista no artigo 10, do Decreto Estadual 47.919, que regulamenta o uso de fogo para fins de prevenção e de combate a incêndios florestais no interior e no entorno de Unidades de Conservação instituídas pelo Poder Público estadual.

Esse treinamento é de suma importância pois proporciona aos militares conhecimento teórico e prático sobre as principais formas de propagação do fogo, os métodos de prescrição do fogo técnico, o planejamento e execução dos planos de queima prescrita, as atribuições dos agentes envolvidos na queima e a utilização de bases tecnológicas de geoprocessamento para apoio nas queimas.

O Nivelamento contou com a participação de professores universitários, representantes do Parque Estadual Serra Verde e da Polícia Civil que contribuíram para a construção do conhecimento durante as atividades.