No último sábado (21), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio dos discentes do Curso de Formação de Sargentos (CFS), turma Aroeira, realizaram um evento de treinamento para moradores e voluntários dos Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) e Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), de Contagem, visando transmitir técnicas de autoproteção para os residentes de zonas suscetíveis a desastres.

Os NAC/Nudec são elos importantes do Sistema Municipal de Defesa Civil, compostos por cidadãos que, por meio do trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco. A atuação dos voluntários é fundamental para prestar socorro, como primeira resposta, nas situações de emergência.

O treinamento contou com a participação de cerca de 30 voluntários e 8 integrantes da prefeitura, sendo realizado no Centro de Treinamento Profissional (CTP) da Academia de Bombeiros Militar (ABM). Foram planejadas para o público 4 oficinas: primeiros socorros, nós e amarrações, busca e resgate em estruturas colapsadas e enchentes e inundações.

De acordo com o Plano de Comando 2015/2026, uma das linhas de ação para o fortalecimento da instituição é o estreitamento dos laços entre comunidade e o CBMMG. Nesse sentido, o CBMMG atua fortemente na prevenção e preparação para o enfrentamento de possíveis cenários de crise, fomentando a disseminação de conhecimento para a população.