CBMMG participa de seminário Cidades Resilientes

Início / Notícias Criado em: 28-12-2022 às 12h:25

No início do mês de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou do seminário "Cidades Resilientes: Experiências, recursos e cooperação técnico-científica", em conjunto com outras instituições. Organizado pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, em parceria com a Coordenadoria Intermunicipal de Redução de Riscos e Desastres – CIRRD, uma ação pioneira no Brasil, viabilizada por uma parceria entre o 2º Comando Operacional de Bombeiros (2°COB), na pessoa do Comandante, coronel André Humia Casarim, e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, na pessoa de seu Presidente Helder Paulo Carneiro.

O evento teve como objetivo promover o encontro entre os agentes públicos municipais das áreas de Defesa Civil, a CIRRD e a UFU com vistas a orientar e esclarecer os principais pontos acerca da elaboração, implantação e acompanhamento dos planos municipais de resiliência e dos planos de contingência contra desastres nos municípios consorciados aos CIDES e incentivar a adesão dos gestores à iniciativa “Construindo Cidades Resilientes MCR2030”, da Organização das Nações Unidas (ONU). O principal intuito foi o de facilitar o diálogo entre os bombeiros militares, as prefeituras municipais e a universidade, conferindo sinergia ao processo de elaboração, implantação e monitoramento dos planos e na construção de cidades mais resilientes na região do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba.

No Seminário, ficaram destacadas as possibilidades de cooperação técnico-científica com a UFU, de acesso a recursos e às experiencias já vivenciadas pelos presentes que podem guiar o processo de adesão à criação e execução dos planos. Estiveram presentes no seminário, além de bombeiros militares, do corpo docente e de estudantes da universidade, diversos representantes de doze municípios consorciados ao CIDES, sendo: Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Capinópolis, Estrela do Sul, Gurinhatã, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata e Santa Vitória. Outros nove municípios que não fazem parte do CIDES também participaram, a saber: Água Comprida, Conceição da Alagoas, Conquista, Frutal, Guimarânia, Limeira do Oeste, Patos de Minas, São Gotardo e Uberaba.

O ciclo de palestras foi ministrado por protagonistas no desenvolvimento dos trabalhos propostos e no desenvolvimento dos objetivos pretendidos. O Tenente Daniel Morais do CBMMG, professor militar na Academia de Bombeiros Militar, que atualmente exerce a função de chefe do núcleo de prevenção do 2º COB e também de coordenador técnico operacional da CIRRD, abriu os trabalhos com a palestra “Eventos com Potencial Desastres na Região, Gestão de Riscos de Desastres e Atuação da CIRRD”.

O Major Arthur Fábio Ferreira, atualmente voluntario na CEPED de Patos de Minas, e que auxilia nas ações do escritório da ONU para Redução de Riscos e Desastres (UNNDR), contribuiu com o tema “Experiência e Boas Práticas de Patos de Minas na Campanha Construindo Cidades Resilientes”.

A Dra. Adriana Campelo, representante do Escritório das Nações Unidas (ONU), especialista em resiliência urbana e mudanças climáticas participou de forma virtual com o tema “Construindo Cidades Resilientes”.

Várias palestras foram ministradas pelos docentes da Universidade Federal de Uberlândia, que muito contribuíram para demostrar aos participantes a importância da cooperação técnico-científica entre a UFU/CIRRD/CIDES. Os docentes que se apresentaram neste seminário foram: Professor Doutor Vanderlei de Oliveira; Professora Doutora Ângela Maria Soares e o Professor Doutor Paulo Cezar Mendes.

O Sr. John Matos, técnico da SEDEC – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional, mestrando em gestão pública pela UNB, trouxe conhecimentos importantes sobre o tema “Captação de recursos”.

O Seminário contou também com a contribuição de representes da Defesa Civil dos municípios de Araguari, Capinópolis e Patos de Minas, que relataram sobre a experiência de atuar na Defesa Civil municipal.

O Presidente do CIDES e prefeito de Campina Verde, Dr. Helder Paulo Carneiro, reforçou a importância de os municípios estarem preparados para a prevenção de desastres: “É no município que os desastres acontecem, por isso, é fundamental a estruturação e o fortalecimento do órgão municipal de proteção e defesa civil para que, em conjunto com os órgãos setoriais, com a CIRRD e com a comunidade, os COMPEDEC´s possam coordenar as ações de prevenção, preparação e mitigação”.

Ao final, em agradecimento à grandeza do evento, a Secretária Executiva do CIDES e Coordenadora da CIRRD, Cristina Martins, destacou que o caminho a ser trilhado é longo e que é preciso entendimento e esforços de todos os envolvidos.