Minas é o estado com o maior número de certificações válidas do Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) sediou nesta última semana, a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, etapa Minas Gerais, pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom. A certificação é um dos critérios que definem a participação dos cães em missões nacionais e internacionais.

As provas aconteceram na cidade de Brumadinho e tiveram participações de militares do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, além de binômios de vários batalhões de Minas Gerais.

Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) passaram por provas de obediência e destreza, busca de vítimas em escombros, áreas colapsadas, ambientes rurais urbanos e busca de restos mortais. Todos estes ambientes são locais onde supostamente as equipes serão acionadas caso ocorra sinistros reais a procura de vítimas.

A certificação é a chancela de que os binômios estão preparados para serem utilizados em desastres diversos. Ela tem por finalidade padronizar atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil.

O CBMMG tem procurado constantemente aumentar a capacitação de seus profissionais bombeiros militares trazendo com isso um impacto positivo nos atendimentos à sociedade.

A Corporação conta hoje com cinco Canis (Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães - PBRESC), distribuídos estrategicamente em todo Estado para melhor atendimento à sociedade mineira.

O tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, vice-presidente do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – Conabresc, destacou que Minas Gerais é o estado com o maior número de certificações válidas do Brasil e o segundo em número de cães com certificação válida.

Já segundo o capitão Lucas Silva Costa, comandante da Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o evento foi um marco na atividade de busca e salvamento com cães no Estado. "Hoje, podemos contar com 13 binômios para atuarem nos diversos desastres, sejam eles a nível nacional e internacional. A Certificação de Cães mostra o compromisso do CBMMG de manter o nível técnico elevado dos nossos binômios, comprovando que eles são operativos e possuem condições de encontrar uma vítima em área rural ou no caso de desabamentos e soterramentos."

Preparados para grandes missões

Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Pernambuco estão entre os estados que mais possuem certificações dos cães. Minas está na vanguarda dos estados brasileiros que mais investe na capacitação dos animais, visando manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios, testando habilidades e personalidades, além de mensurar elementos fundamentais como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e salvamento.

A importância dos cães de busca para as corporações militares foi reforçada na tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, quando os cães foram fundamentais para encontrar boa parte das vítimas que desapareceram nos rejeitos.

Nossos cães Bono e Chronos também atuaram em tragédias provocadas pelas chuvas nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.  A Certificação Nacional concedida aos cães do CBMMG na última semana comprova que eles estão aptos a encarar atividades de busca em Minas, no Brasil e no mundo.