O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) retoma hoje (12) a maior operação de busca já realizada no Brasil. Como fim da onda roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, após um período de preparação e planejamento de uma nova estratégia, o CBMMG volta com as atividades de campo.

A medida foi necessária tendo em vista que a operação reúne indivíduos de diferentes regiões do estado, podendo por essa característica, ser um centro de contaminação e disseminação da covid-19. E o retorno acontece seguindo os protocolos sanitários em execução desde o ano passado.

Números

Dimensão: 12 milhões de m³ de rejeito de minério sobre uma área de aproximadamente de 290 hectares;

Vítimas: O rompimento ocasionou a morte de 270 pessoas, sendo que 259 foram localizadas nas buscas e identificadas por perícia e outras 11 continuam desaparecidas.

Efetivo: Desde o início, a operação contou diuturnamente com o empenho dos Bombeiros Militares de Minas Gerais, sendo que até o final do mês de março de 2021, foi contabilizado que 3.913 militares da Corporação já atuaram, em revezamento, em atividades de campo, coordenação e de saúde.

Resultados: Nesses 2 anos de operação, foram encontradas/identificadas 259 vítimas em um universo de 270. Esses números representam 95,92% de êxito na Operação, restando 11 joias a serem encontradas pelo CBMMG.

Fase em andamento: A sétima e atual estratégia caracteriza-se pelo enfrentamento ao novo período chuvoso, em que foi priorizada a manutenção do material seco, por meio de tendas e processo de drenagem.

A proposta inicial da estratégia 07 era utilizar 4 tendas de estrutura metálica, cobertas por lonas, exceto em suas extremidades (para favorecer a ventilação e iluminação interior).

Dessa forma, em dias de estiagem, o trabalho das equipes de busca se concentra na zona quente, em frentes prioritárias eleitas com base na inteligência operacional construída durante toda a operação. Quando as condições climáticas inviabilizam a atuação na zona quente, as buscas se concentram nas áreas com material “lonado”, protegido contra as intempéries, permitindo a continuidade dos trabalhos.

Próxima fase: os esforços agora se concentram na implementação da fase 8, que consiste na utilização de 4 estações de busca a serem instaladas na área denominada TCF, onde funcionava anteriormente o Terminal de Carga Ferroviária da minerado