O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu na manhã do dia 20 de setembro, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), a visita da equipe da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. A equipe, composta pela Dra. Larissa Abdalla Britto; Sra. Michelle Magalhães Sales Silveira; Sra. Talita De Oliveira Lira​ e Sr. Raimundo Sérgio Sales de Matos, conheceram as dependências da unidade em Belo Horizonte, bem como visualizaram as entregas recebidas pela corporação por meio da destinação dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Na visita, também estiveram presentes representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (SEJUSP), responsável por coordenar a execução dos recursos do fundo junto às forças de segurança do estado. A comitiva foi recebida pelo Comandante da ABM, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, pelo Diretor de Assuntos Institucionais, coronel Alexandre Gomes Rodrigues e por representantes da Diretoria de Logística e Finanças, Quarta Seção do Estado-Maior, Diretoria de Assuntos Institucionais e da Academia de Bombeiros Militar.

Após conhecer as instalações da ABM, as equipes visitaram as entregas adquiridas, momento em que foram apresentadas duas viaturas Auto Bomba Tanque Salvamento, Unidade de Suporte Avançado de Saúde (USA), Equipamentos de Proteção Individual, Equipamentos de Proteção Respiratória, desencarceradores, equipamentos de musculação e a reforma realizada na sala de musculação da unidade.

Com as entregas já realizadas e as que ainda estão em fase de aquisição, no somatório de todos os repasses compreendidos entre 2019 e 2022, o CBMMG será beneficiado com a aquisição de 6 Caminhões Auto Bomba Tanque Salvamento, 10 Auto Salvamento Leve, 02 Auto Salvamento Médio, 01 Auto Caçamba Elevatória, 02 Auto Prevenção e Vistoria, diversas ferramentas, equipamentos e acessórios, como desencarceradores, escadas, serras sabres, 22 equipamentos autônomos de proteção respiratória, mais de 1000 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de combate a incêndio urbano e multimissão (roupões e botas), aproximadamente 500 capacetes de combate a incêndio e rádios para comunicação durante o atendimento à ocorrências, tudo isso a fim de fortalecer a política de segurança pública em todo estado.

No âmbito da valorização dos profissionais de segurança pública, para os bombeiros militares, além da USA e da sala de Musculação, foram realizadas 4 reformas nas unidades do CBMMG, localizadas em Montes Claros, Januária, Divinópolis e Barbacena. Além disso, está em fase de contratação a reforma do Ginásio da ABM, a aquisição de materiais para as salas de musculação e a aquisição de bebedouros e computadores para estruturação de ambientes de descompressão para diversas unidades.

Todas essas aquisições têm impactado estruturalmente as ações do CBMMG nos 853 municípios do Estado e contribuído para o aumento na qualidade de vida dos 5.800 militares. Dessa forma, políticas públicas voltadas para a prevenção e resposta têm sido ampliadas e o objetivo de desenvolver comunidades mais seguras têm sido alcançado com a eficiente aplicação dos recursos do fundo.

Nesse contexto, o CBMMG celebra e agradece a implementação dos projetos já realizados até aqui e reafirma o compromisso de continuar trabalhando incessantemente e alinhado às diretrizes estratégicas dos planos nacionais e estaduais de Segurança Pública em defesa do nobre propósito organizacional de “salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança!”