O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a entrega de seis viaturas tipo Auto Salvamento Florestal (ASF) e 277 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

A solenidade, realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM), foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e contou com a presença do procurador-geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior e demais autoridades civis e militares.

A aquisição das viaturas e equipamentos é oriunda de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a construtora responsável pelo empreendimento Arena MRV.

As viaturas e EPI’s serão empregados na proteção ambiental, especialmente no combate a incêndios florestais em Belo Horizonte e Contagem, além de instrumentalizar o serviço operacional, potencializando a gestão de resposta em emergências.

As fontes alternativas de recursos têm sido imprescindíveis para renovar nossa frota, proporcionando um ganho substancial no atendimento direto à população.

Em suas palavras, o comandante-geral agradeceu ao MPMG pela atenção dada a corporação:

“Todos os dias nós temos no estado de Minas Gerais, mais de mil emergências envolvendo vítimas ou não, mas que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais responde. Durante o ano de 2021 atendemos a mais de 4.500  ocorrências. Em todas estas emergências, encontra-se sempre um bombeiro para pronta-resposta. O certo é que em todas essas ocorrências sempre vamos encontrar um bombeiro abnegado, capacitado e em condições de dar a melhor resposta para a sociedade. Nós agradecemos todo o apoio dos materiais e viaturas entregues aqui hoje para o nosso bombeiro.”

O procurador-geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior também fez uso da palavra: “Quando nós mineiros enxergamos o fardamento laranja, nós olhamos inicialmente um problema, mas em seguida enxergamos que vai haver uma solução, porque ali está o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Seria demasiado eu aqui falar, o que faz os bombeiros para os mineiros? Temos segurança de ter um Corpo de Bombeiros tão qualificado como o bombeiro de Minas Gerais, uma instituição tão comprometida. Fazemos todas as ações com gosto, pois sabemos onde esses recursos estão indo e como serão utilizados adequadamente. Portanto quero dizer que me sinto integrante do CBMMG.”