Na manhã dessa segunda-feira (19), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participou da solenidade de entrega de equipamentos para emprego em diversos tipos de ocorrências dentro da área de atuação da corporação.

O Governador Romeu Zema, realizou a entrega dos aparelhos no prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa, de forma conjunta com a Polícia Militar de Minas Gerais, que recebeu placas fotovoltaicas que garantirão autossustentabilidade energética para os 30 colégios Tiradentes de Minas Gerais, e 275 viaturas que serão destinadas aos 192 munícipios mineiros.

Bombeiros de todo o estado poderão contar com 57 novos equipamentos desencarceradores nas ocorrências, como as de salvamento veicular, salvamento terrestre, mergulho, e ocorrências em estruturas colapsadas.

O equipamento é utilizado principalmente em ocorrências envolvendo acidentes automobilísticos, quando a vítima acaba ficando presa às ferragens do veículo devido a força de impacto. Para essas ações de salvamento, o tempo resposta de retirada da vítima é um fator extremamente importante para assistência no socorro.

Os desencarceradores foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da bancada de deputados, e repassados as forças de segurança. O custo da aquisição desse equipamento foi no valor de 6,7 milhões.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo, fez uso da palavra para agradecer o apoio fundamental do Governador Romeu Zema, e de todos os deputados presentes:

“O que vemos nessa manhã, nada mais é que a visão estratégica de ação republicana, e de trabalho inegável. Eu quero fazer menção ao CBMMG que desde 2019 até hoje, fechando esse ciclo de 4 anos, recebeu a determinação do Governador do Estado de Minas Gerais, o senhor Romeu Zema, de atender mais e atender melhor todos os mineiros. A visão estratégica do Governador veio nesta direção, de falar para o comandante do CBMMG em trabalhar junto com os prefeitos, deputados, com o executivo, para fazer crescer o atendimento da corporação, fazer com que esse atendimento pudesse chegar aos mais diversos rincões do estado.

Quero aqui agradecer e louvar essa liderança estratégica do Governador do Estado em toda Minas Gerais, e neste caso direcionar ao CBMMG. Nós saímos em 2019 atendendo diretamente 73 municípios, hoje já chegamos a 88 municípios, e vamos chegar a 90 municípios com a direção do Governador. Alinhado com os prefeitos nós tivemos a condição de dar uma estrutura predial para o Corpo de Bombeiros.

Nós temos nesse ato, ações dos deputados estaduais, e federais que entenderam a necessidade de equipar o Corpo de Bombeiros em todo o estado. Hoje nós temos nesse momento, 57 desencarceradores para atuar no momento em que o bombeiro precisa socorrer pessoas que sofreram acidentes automobilísticos. O CBMMG já recebeu diversos equipamentos de combate a incêndio, como viaturas de Auto-Bomba, mais de 44 Unidade de Resgate, Equipamentos de Proteção Respiratória, tudo aquilo que dá condição do bombeiro para fazer o seu trabalho. Dessa forma quero agradecer a todos os senhores deputados, senhoras deputadas por essa ação republicana. Muito obrigado a todos, parabéns mais uma vez por essa ação republicana, por essa visão estratégica, e como cidadão mineiro, deixo meu abraço a todos.”

Em seguida, Romeu Zema, fez seu pronunciamento para registrar essa ação de trabalho conjunto para apoiar as forças de segurança:

“Já foi dito aqui, essa força conjunta do executivo do estado, e a bancada tem feito uma diferença muito grande. Nós temos tudo planejado para os próximos 4 anos para que Minas Gerais continue avançando, e vai avançar mais rápido do que essa gestão que estamos encerrando. Porque há 4 anos nós tínhamos muitas dívidas vencidas, e hoje temos uma dívida administrada. Então o futuro de Minas será muito bom nesses 4 anos. Encerro aqui desejando a todos um natal cheio de felicidades, e um ano novo cheio repleto de saúde e realizações.

Além do Governador Romeu Zema, e do comandante-geral do CBMMG coronel Edgard Estevo, estiveram presentes as seguintes autoridades:

. Coordenador da Bancada Mineira na Câmara Federal, Deputado Federal Diego Andrade;

. Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Rodrigo de Souza Rodrigues;

. Deputado Federal Igor Timo

. Deputado Federal Junio Amaral

. Deputado Federal Lafayette de Andrada

. Deputado Federal Lincoln Portela