Nesta última terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi homenageado na cidade do Rio de Janeiro, sendo agraciado com a Medalha Mérito Avante Bombeiro, pelo apoio prestado por sua tropa especializada nas áreas de busca e salvamento ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e à população da cidade de Petrópolis que, atingida por um grande volume de chuva, registrou uma série de eventos catastróficos levando a morte de 232 pessoas.

A solenidade foi realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva; e do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Leandro Sampaio Monteiro.

Também estiveram presentes na solenidade o tenente-coronel Winderson Alain Moura, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), representando o comandante-geral do CBMMG coronel Edgard Estevo da Silva; militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e do Pelotão de Emergências Ambientais de Resposta a Desastres (Pemad) do 4ºBBM, que atuaram na cidade de Petrópolis.

 No dia 18 de fevereiro, a primeira equipe composta por 14 militares especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães, deslocou para o município, levando as qualificações e conhecimentos adquiridos pelas especializações ofertadas pela corporação, que é referência em capacitação, neste tipo de desastre. A primeira equipe permaneceu por 7 dias.

No dia 24 de fevereiro, ocorreu a troca da equipe. Mais 14 militares se deslocaram para Petrópolis, para render a primeira que já atuava especificamente no Morro da Oficina. A segunda equipe permaneceu atuando até o dia 3 de março.

As equipes contaram com equipamentos de ponta, utilizados neste tipo de ocorrências como: 1 detector de vida, 1 detector de vida sísmico, 1 bote, 1 barco, 2 geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros.

Integração

A operação contou com esforços de diversos Corpos de Bombeiros Militares do país, representando um esforço conjunto eficaz. Além das corporações militares, a operação contou com a apoio de voluntários, brigadistas, órgãos municipais, estaduais e federais diversos, bem como o apoio da iniciativa privada.

A atuação conjunta representou uma oportunidade única no sentido de consolidar valores de cooperação e prontidão que são próprios dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, de intercâmbio de boas práticas e fortalecimento de um esforço público efetivo para a redução dos impactos dos desastres no país.