Na manhã desta quinta-feira (10), o time responsável pelo Projeto Estratégico de Governança Pública do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), projeto contido entre as iniciativas da 4ª edição do Plano de Comando do CBMMG do biênio 2021-2022, realizou uma reunião de alinhamento de conceitos e diretrizes sobre Governança e Gestão Pública no âmbito do Estado de Minas Gerais, com Luciana Nogueira, auditora geral do estado.

Além da presença da Controladoria-Geral do Estado, representada pela auditora, a reunião contou com a presença de militares da Assessoria de Contabilidade e Finanças (ACF) da Diretoria de Logística e Finanças (DLF), da Auditoria Setorial e da Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI) do CBMMG, que compõem o time do projeto e que tem como gerente o coronel Alessandro Fábio Daldegan, diretor de Recursos Humanos da corporação - DRH.

Devido a relevância do assunto para questões relacionadas à boa gestão e controles na corporação, a reunião também contou com a presença do Auditor Setorial do CBMMG, cel Robespierre de Oliveira Silva, bem como representante da Assessoria de Assistência à Saúde da corporação.

Durante a reunião, foram apontadas as interseções entre gestão e governança pública e a importância de disseminar tais conceitos desde o nível estratégico até o operacional, de modo a transformar cada bombeiro militar em um agente de mudança em prol da eficiência e do interesse público.

Dentre os temas tratados, falou-se do conceito de Governança Pública que, segundo os referenciais nacionais e internacionais, “compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”. (2017, TCU).

Dessa maneira, nessa conversa inicial, foi possível observar que por meio de um processo empírico e de melhoria contínua, o CBMMG está buscando um caminho viável para dar ainda mais eficiência, transparência e engajamento para as suas ações, sempre direcionadas por melhores práticas de gestão, como as compartilhadas pela CGE.

As próximas fases da operacionalização do projeto, que se estende até o início de 2023, envolvem o aprofundamento sobre a temática, bem como a proposição de ações que fortaleçam a sinergia organizacional sustentável.