A 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar promoveu em 08 de novembro de 2022, o treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações. A capacitação técnica e treinamentos periódicos fazem parte do aprimoramento profissional de todos bombeiros militares, que são frequentemente acionados para atendimento a diversos tipos de catástrofes e desastres naturais.

Neste sentido, foi realizado no Parque Municipal Cachoeira do Salto em Extrema, a operação que envolveu bombeiros de Pouso Alegre, Itajubá e Extrema. O objetivo da atividade foi simular situações de enfrentamento e resposta a ocorrências de enchentes e inundações, com o uso de técnicas de nado progressivo em linha, nado progressivo em V, nado defensivo, nado ofensivo, uso de saco de arremesso, isca viva e auto salvamento.

Mesmo se tratando de um treinamento, a atividade exige dos profissionais conhecimento técnico, vigor físico e controle emocional, para que o bombeiro militar tenha condições de socorrer vidas em situações de vulnerabilidade.