Aconteceu, no último dia 19 de outubro, as comemorações referentes ao 15º aniversário do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Criado em 17 de outubro de 2008 por meio do Decreto Estadual nº 44.924 que instituiu a atual estrutura organizacional e concebido como unidade vinculada à Diretoria de Atividades Técnicas com a missão de tramitação e execução das análises dos processos de segurança da região metropolitana de Belo Horizonte.

No período matutino foi realizado um Workshop transmitido pelo YouTube, composto de duas palestras, sendo a primeira com o tema: A utilização da plataforma BIM nos projetos de segurança contra incêndio e pânico e a segunda sobre o novo conceito de saída de emergência.

Em continuidade às comemorações, foi realizada no Auditório da Academia de Bombeiros Militar a solenidade em comemoração ao aniversário de criação do CAT. Em nota o Chefe do CAT destacou que ao longo desses 15 anos, o Centro de Atividades Técnicas do CBMMG passou por uma transformação notável. Sua evolução foi marcada por um compromisso inabalável com a segurança e um desejo incessante de adaptação às mudanças nas regulamentações e tecnologias. Tornou-se um farol de conhecimento e experiência em segurança contra incêndio, uma instituição de excelência que se orgulha de suas realizações.

Como forma de reconhecer os serviços prestados junto a unidade, alguns militares que contribuíram ao longo dos anos de forma positiva foram agraciados com a moeda comemorativa referente ao aniversário do CAT. Foram homenageados também outros militares e parceiros da sociedade civil que indiretamente colaboram para o engrandecimento do Centro de Atividades Técnicas.

Na oportunidade foram condecorados ainda os militares que foram destaques no ano de 2023 e que contribuíram para o cumprimento das metas estabelecidas neste período.

A solenidade foi presidida pelo Diretor de Atividades Técnicas em exercício, Coronel Farley Rocha Soares, juntamente com Chefe do Centro de Atividades Técnicas, Tenente-Coronel Frederico Pascoal, contando ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas a Senhora Corregedora, Coronel Kênia Prates Silva Maciel. Em sua fala, a Corregedora destacou a honra de participar deste evento e a importância dos serviços deste Centro à Sociedade Mineira que ajuda na prevenção e combate a incêndios no Estado.

Finalizando as comemorações foram ministradas outras duas instruções voltadas a capacitação da tropa, sobre medidas de segurança passivas em edificações históricas e sobre construções edificadas com blocos de concreto em autoclave.