O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na tarde desta sexta-feira (11), no Auditório JK da Cidade Administrativa, a solenidade de passagem de comando conjunta e assunção de funções de várias unidades da corporação.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, presidiu a solenidade que contou com a presença do deputado federal subtenente Gonzaga; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, o desembargador Fernando Armando Ribeiro; o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco; do deputado estadual Bartô; do chefe do Estado-Maior coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; chefe de gabinete do comando-geral da PM coronel PM Alisson William da Silva, representando o comandante-geral; delegado de Polícia Civil, Thiago Rocha Ferreira, representando o chefe da Polícia Civil; o ouvidor de polícia de Minas Gerais, Paulo Alkmin, além das demais autoridades militares e civis.

O comandante do CBMMG agradeceu pelo esforço de cada comandante, desejou a todos pleno sucesso nas novas funções. “Que as realizações profissionais de cada um reverberem como exemplo e motivação em todo o CBMMG” disse o coronel.

Ele também destacou que que a ação de passagem de comando é uma forma de cuidar da corporação. “Em cada ocorrência atendida, em cada escala cumprida, em cada expedição de documento normativo, em cada planejamento realizado estamos cuidando do Corpo de Bombeiros. Temos cuidado da instituição e do que temos de mais importante que é o talento humano”, destacou.

Outro ponto importante destacado pelo comandante foi a citação feita pelo secretário nacional de Segurança Pública, que reconheceu que entre os anos de 2019 e 2021, considerando apenas as emendas dos deputados federais, o CBMMG ficou em primeiro lugar na captação de recursos alternativos com mais que o dobro do segundo colocado, com um total de 38 milhões de reais, contra 18 milhões.

Todos esses esforços convergem em melhorias para a corporação e no cuidado diário com a tropa, bem como para a sociedade mineira.

Confira a movimentação de oficiais:

- Coronel Sérgio José Ferreira da função de comandante do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros para a função de comandante do Comando Especializado de Bombeiros;
- Coronel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas da função de diretora de Recursos Humanos para a função de corregedora do CBMMG;
- Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva deixa a função de comandante do Comando Especializado de Bombeiros;
- Coronel Peron Batista da Silva Laignier do comando do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar para a função de comandante do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros;
- Coronel Edirlei Viana da Silva da chefia da Quarta Seção do Estado-Maior para a função de diretor de Assuntos Institucionais;
- Tenente-coronel Luiz Henrique dos Santos da chefia da Primeira Seção do Estado-Maior.
- Tenente-coronel Miguel de Araújo Custódio da chefia da Ajudância-Geral.

Assume:

- Coronel Alessandro Fábio Daldegan assume a função diretor de Recursos Humanos;
- Tenente-coronel Alysson Alexandre Tiago Malta assume a função de chefe da Ajudância-Geral;
- Major Pedro Luiz Santos Marques assume a função de chefe da Primeira Seção do Estado-Maior;
- Major Giderson Martins das Neves assume a função de comandante do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar;
- Major Marcus Vinícius de Santana Maia assume a função de chefe da Quarta Seção do Estado-Maior.

O comando é a mais nobre missão que pode ser atribuída a um militar, para a qual o oficial é preparado desde os bancos da Academia Militar. Já a alternância de cargo é fundamental para a renovação do exercício das funções, bem como para a busca pela excelência no serviço prestado à sociedade mineira.