CBMMG realiza solenidade de assunção de chefe do Estado-Maior

Início / Notícias Criado em: 08-02-2023 às 21h:59

Pela primeira vez na história das corporações militares mineiras, o cargo será ocupado por uma mulher 

Buscando quebrar paradigmas e reconhecer a competência e habilidade das mulheres para cargos cada vez mais desafiadores, orgulhosamente, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou nesta última terça-feira (7), a solenidade de posse da primeira mulher a ocupar um cargo de chefe do Estado-Maior em Minas.

A solenidade que contou com a presença do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, também foi prestigiada pelas seguintes autoridades: deputado estadual Grego da Fundação; advogado-geral de MG, Sérgio Pessoa de Paula; controlador-geral do Estado de MG, Rodrigo Fontinelle de Araújo Miranda; comandante-geral da Polícia Militar coronel Piassi; defensor público Dr. Guilherme Deckers, representando a Defensoria Pública de MG; superintende da Polícia Rodoviária Federal de MG, Matheus Ortta Diniz; delegada da Polícia Federal, Cristina Bueno Camata; chefe do Gabinete Militar coronel Frederico Otoni; secretário adjunto Sejusp, coronel  Edgard Estevo da Silva; secretária adjunta de desenvolvimento econômico, Kathreen Garcia Nascimento; coronel do Exército Brasileiro, Moisés Santana Luz Júnior, representando a 4ª Região Militar; o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Marcelo Ramos de Oliveira; chefe de gabinete Soraya Romina, representado a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social; promotora de Justiça da Promotoria de Fundações de Belo Horizonte, Dra. Walma Gomes Oliveira e a tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Conceição Inário Pinto Filho, e demais autoridades da esfera civil e militar.

Em seu primeiro discurso como subcomandante do Corpo de Bombeiros, a coronel Daniela relembrou momentos da infância e pelos inúmeros desafios que teve que superar para alcançar esse posto: “Quando criança brinquei com o carrinho de bombeiros, parava na rua admirada para ver um caminhão de bombeiros passar na rua imponente. Hoje, como alguém que estudou em escolas públicas, do ensino infantil a pós-graduação, como alguém que teve assistência médica em hospitais públicos e por muitos anos fui usuária do transporte público, e como alguém que foi de soldado a coronel em uma carreira dentro do serviço público, tenho muito a retribuir ao estado de Minas Gerais e a todos os cidadãos mineiros. E é o compromisso que assumo: oferecer minha força de trabalho na operacionalização das diretrizes definidas para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.”

Já o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon, ressaltou seu orgulho e alegria em poder contar com a parceria de alguém com tamanha competência, e que juntos, almejam trabalhar para o engrandecimento da corporação no estado, no país e ainda nas missões internacionais.

A chefe do Estado-Maior também recebeu uma bela homenagem do marido, coronel BM veterano Lucioney Rômulo da Costa que não economizou elogios à esposa, por quem nutre imenso orgulho e admiração.

Currículo impecável

A coronel Daniela Lopes Rocha da Costa ingressou como soldado, aos 18 anos, integrando a primeira turma de mulheres admitidas no CBMMG, no ano de 1993.

Fez parte da primeira turma de Técnicos em Emergências Médicas, formada no CBMMG em 1994, com o objetivo de iniciar o serviço de resgate em Minas Gerais e em 2005, fez parte da primeira turma de pilotos formada para iniciar o serviço aéreo na corporação, com a criação do Batalhão de Operações Aéreas.

Em 2016, foi designada a comandar o Batalhão de Operações Aéreas, sendo a primeira mulher a desempenhar tal função nos Corpos de Bombeiros do Brasil.

Técnica em Eletrônica, formada no CEFET-MG, ela também é Bacharel em Ciências Militares (Curso de Formação de Oficiais) da Academia de Polícia Militar; é Bacharel em Direito e Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul; Especialista em Políticas Públicas, pela UFMG; Especialista em Normalização das Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, pelo Centro Universitário UNA e Academia de Bombeiros Militar e Especialista em Gestão Estratégica e Políticas Públicas, pela Fundação João Pinheiro e Academia de Bombeiros Militar.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais deseja a oficial uma gestão profícua e abençoada!