No último sábado (21), a 2ª Companhia de Bombeiros - Teófilo Otoni, realizou simulado de acidente de trânsito que está inserido nas diversas atividades do movimento MAIO AMARELO que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Com o tema “Juntos salvamos vidas”, o MAIO AMARELO tem como objetivo uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para a redução dos índices de acidentes de trânsito. Dessa forma, a 2ª Cia de bombeiros, juntamente com o SAMU CISNORJE, Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, realizaram o simulado de acidente de trânsito no coração da cidade, a Praça Tiradentes.

No Simulado, haviam 4 vítimas, sendo uma fatal. Tratava-se de um acidente envolvendo um automóvel e uma motocicleta. O carro colidiu em uma moto, atropelando um pedestre, seguido de tombamento do veículo.
A Polícia Militar, representada pela 15ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária e 19º BPM, participou como primeiro interventor no local do acidente, sinalizando, acionando o socorro e realizando atendimento.

Logo em seguida as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU, chegaram ao local com várias viaturas para fazer frente à complexidade do acidente. Enquanto parte da equipe socorria as vítimas da motocicleta e a vítima atropelada, outros Bombeiros estabilizaram o veículo, cortaram parte da estrutura para que um militar acessasse o interior do carro para estabilizar a vítima (motorista). Em ato contínuo realizaram o desencarceramento para que o SAMU prestasse o socorro à motorista.
Posteriormente a Polícia Civil realizou a perícia no local e retirou a vítima fatal (pedestre atropelado), encaminhando-a para o Instituto Médico Legal (IML). Trata-se uma atividade realmente complexa que exige uma série de técnicas adquiridas em treinamentos constantes dos Bombeiros Militares, com objetivo de propiciar o socorro rápido e seguro das vítimas.

A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, por meio da Divisão de Trânsito, forneceu todo o suporte, disponibilizando e sinalizando o local, além de participar da realização do simulado.
A simulação tem o objetivo de alertar à população quanto as consequências dos acidentes de trânsito, a complexidade e os recursos necessários para atendê-los, a gravidade das lesões às quais podem culminar em mortes, e principalmente demonstrar a necessidade da direção defensiva na preservação da vida.

MAIO AMARELO: “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”.