Foi realizado na última terça-feira (28), no distrito de Baguari, em Governador Valadares, um simulado de evacuação (nível C), em caso de ruptura da barragem da usina hidroelétrica, do Consórcio UHE Baguari.

A Usina Hidrelétrica Baguari, construída no leito do Rio Doce, em Governador Valadares, entrou em operação no dia 9 de setembro de 2009. Com quatro unidades geradoras, de 35MW cada, a usina abrange também as cidades mineiras de Periquito, Alpercata, Fernandes Tourinho, Sobrália e Iapu. Sua capacidade instalada é de 140 MW, gerando energia suficiente para abastecer uma cidade de 450 mil habitantes.

Em 2022, foi realizado o treinamento nível B com representantes da Defesa Civil Federal, Defesa Civil Estadual, COMPDECS dos municípios de Alpercata e Governador Valadares, 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6º BBM), além de líderes comunitários da Zona de Auto Salvamento (ZAS).

Ontem (28) foi realizado o treinamento nível C, que é um quesito necessário para a conclusão do Plano de Ação de Emergência do Consórcio UHE Baguari, envolvendo a Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), além de representantes do Consórcio. Na atividade, os militares do 6º BBM e 5º COB acompanharam a evacuação da população residente na área de auto salvamento para o ponto de encontro em área segura, apontando ao final do simulado as correções que deveriam ser realizadas no Plano de Emergência da barragem.