O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou durante a última terça-feira (21), a Reunião de Balanço Anual da Corporação. A reunião contou com a presença do comandante-geral, Coronel Edgard Estevo da Silva, do Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que recepcionaram o Vice-Governador do estado, Paulo Eduardo Rocha Brant, e o Secretário de Justiça de Minas Gerais, Rogério Greco, além da presença dos oficiais superiores.

Planejar, direcionar esforços, ser eficiente, efetivo e eficaz, fazer mais com menos. Tudo o que pensamos quando queremos modernizar a administração passa por planejamento. Nesse sentido, a Reunião de Balanço Anual teve como objetivo avaliar as diversas ações executadas por todas as unidades operacionais e administrativas do estado de Minas Gerais. A partir da reunião, é possível ter um conhecimento mais aprofundado sobre o planejamento estratégico que busca atingir os objetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, possibilitando que a Corporação torne-se uma referência em organização e qualidade.

Nessa construção, o direcionamento institucional foi guiado pela participação ativa do Alto Comando da instituição, bem como dos diversos setores para melhor delineamento de um diagnóstico fiel à realidade, aliado à inspiração nas práticas gerenciais mais modernas difundidas atualmente. Os dados apresentados, é resultado de uma grande união de esforços de muitos bombeiros que, como um verdadeiro corpo, explicitaram o melhor caminho a ser trilhado rumo a um futuro promissor. Para tanto, além de pesquisas profundas em obras sobre Planejamento e Gestão Estratégica, um mergulho profundo foi dado rumo ao interior da Corporação. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apresenta-se em constante evolução para alcançar o maior número de pessoas com ações de prevenção e resposta aos desastres.

Em um Estado com grandes dimensões territoriais e a heterogeneidade regional de Minas Gerais, manter o equilíbrio do aporte logístico e infraestrutural para manutenção e abertura de novas frações é um processo reconhecidamente complexo e desafiador. A articulação estratégica para captação de recursos alternativos e parcerias com governos locais apresenta-se como premissa para a sustentabilidade institucional. Por meio de uma gestão mais participativa e colaborativa, voltada para resultado e com foco na população, a Corporação busca superar desafios inerentes a Minas Gerais e prestar um serviço efetivo em todo o Estado. No final da reunião, o comandante-geral fez uso da palavra

“ Durante todo o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, passou por momentos delicados, seja em relação as ações voltadas para enfrentamento da Covid-19, e as ações rotineiras dos atendimentos da corporação. Portanto, quero agradecer em nome de todos os militares do estado, por cada esforço dedicado ao aprimoramento das questões voltadas aos atendimentos a população mineira, e que neste ano de 2021, que ainda está por ser vencido, nós possamos nos dedicar arduamente para alcançar todos os objetivos que foram levantados durante o início do ano. Juntos vamos vencer mais um ano que está prestes e nos receber, e para isso, vamos trabalhar com maior empenho para quando chegar na próxima Reunião de Balanço Anual, tenhamos resultados satisfatórios”