A Operação Alerta Vermelho é realizada para que o Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais possa verificar a situação do licenciamento de negócios e edificações no estado, sendo o resultado das ações de fiscalização norteadores para as políticas internas e estratégias de potencialização da qualidade do serviço.

No ano de 2023 foram realizadas cinco edições da operação, sendo a primeira, realizada em fevereiro, e composta por um treinamento da tropa do SSCIP, de todo o estado, para o correto uso do sistema Infoscip, visando a capacitação dos militares para orientarem corretamente os organizadores de eventos e prefeituras sobre o processo de regularização junto ao CBMMG.

Já, a segunda operação foi destinada ao licenciamento declaratório de nível de risco I, considerado baixo risco, em que foram realizadas fiscalizações nos estabelecimentos que não responderam ou que responderam equivocadamente o questionário de classificação de risco existente na Redesim-MG, sendo realizadas 1.787 vistorias.

A terceira operação do ano foi denominada "Operação Alerta Vermelho Denúncias" e teve o intuito de atender as demandas de vistorias de fiscalização originadas pelo Disque Denúncia, Ministério Público e outros órgãos públicos. Nesta oportunidade também foram verificadas as situações de segurança contra incêndio e pânico dos estabelecimentos que renovaram recentemente o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e outras ações de incentivo ao licenciamento junto ao CBMMG, sendo realizadas 1.132 vistorias.

Na quarta operação o intuito foi fiscalizar as edificações nível de risco II, consideradas médio risco, no qual se enquadram edificações com altura inferior a 12 metros e com área total menor que 930 m², verificando a adequação das medidas preventivas instaladas, sendo realizadas 1.005 vistorias. Já, a quinta e última operação do ano, prevista para ser finalizada essa semana, retomou a fiscalização às edificações nível de risco II, com o planejamento de fiscalizar 1.141 estabelecimentos.

O CBMMG atua de forma a incentivar a regularização dos empreendimentos e contribuir para o desenvolvimento da economia mineira. A maioria das edificações fiscalizadas encontrava-se regular, indicando que o processo formatado pela Corporação influencia positivamente na segurança das edificações de baixo risco.