CBMMG realiza instruções de salvamento veicular na Semana Nacional de Trânsito

Início / Notícias Criado em: 24-09-2021 às 09h:22

Diariamente, a população brasileira busca formas para realizar os deslocamentos de suas residências para diversos locais como o trabalho, escolas, faculdades e há ainda àqueles que trabalham utilizando seus veículos, como é o caso de motoristas de aplicativos, entregadores de mercadorias e taxistas.

No Brasil, existem aproximadamente 109 milhões de veículos em circulação, se posicionando como o país com a sexta maior frota de veículos do mundo. No estado de Minas Gerais, o número aproximado da frota chega a um valor de 12 milhões de veículos nas ruas e estradas do estado.
Entre os dias 18 e 25 de setembro, é comemorado a Semana Nacional de Trânsito (SNT) e nesse período diversas instituições executam ações voltadas para a educação, conscientização, e valorização da vida. A Semana Nacional de Trânsito traz o tema da campanha de 2021 com o lema “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores razões de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), atua diariamente em ocorrências de atendimentos relacionados às vítimas que sofreram algum tipo de acidente envolvendo veículos, como os atropelamentos, colisões entre automóveis, veículos que perderam a direção e sendo lançados para fora da via, vazamento de produtos como óleo e combustível que ofereçam riscos a outros veículos, entre outros.

Apresentando a conscientização voltada para educação no trânsito como um dos pilares da campanha, o CBMMG ressalta alguns tópicos importantes para que os condutores e acompanhantes, realizem seus deslocamentos da forma mais segura, como a velocidade da via, a condição do sistema de frenagem, os pneus, as condições climáticas. Deste modo, tanto os condutores quanto os pedestres, compartilham de uma maior segurança nas vias de circulação.

Mesmo com todas as ações voltadas para a prevenção e diminuição dos acidentes de trânsito, o CBMMG atende constantemente, em todo o estado de Minas Gerais, ocorrências com diversos níveis de complexidade. E para realizar esses atendimentos da melhor forma possível e otimizar o tempo resposta, os militares da Corporação passam por instruções e simulados de acidentes de salvamento veicular, envolvendo toda a tropa responsável pelos atendimentos, equipamentos, viaturas, e técnicas inovadoras.

Dentre os treinamentos, os militares executam oficinas com as formas de estabilização veicular, retirada de vítima em diferentes ângulos com imobilização da coluna cervical, desencarceramento com a utilização de ferramentas de corte e expansão e atendimento pré-hospitalar, onde a guarnição presta os primeiros socorros nos momentos iniciais quando da chegada no local da ocorrência e posteriormente o encaminhamento da vítima para atendimento de uma equipe médica.

Outras ações são executadas nos treinamentos visando reforçar o atendimento. Durante uma ocorrência de acidente automobilístico, o tempo resposta é fundamental para o salvamento de uma vítima. Uma participação integrada nos deslocamentos entre as equipes terrestres e as equipes aéreas, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), potencializa os atendimentos, tendo em vista que muitos desses locais são locais de difícil acesso para as equipes que seguem por vias terrestres, levando em consideração ainda os pontos com distâncias maiores entre o local da ocorrência e um local onde a vítima possa receber um atendimento médico especializado.

Além dos treinamentos e instruções que acontecem diariamente nas unidades de todo o estado, O CBMMG capacita os militares por meio do Curso de Salvamento Veicular (CSV). O curso aborda as principais condutas de atendimento durante os acidentes veiculares.

E para demonstrar toda a preocupação da corporação em relação ao tema, e como forma de representar sua atribuição de atuação em ocorrências de salvamento, na Semana Nacional de Trânsito, o CBMMG realizará instruções de salvamento veicular no complexo Pampulha.