É com grande satisfação que informamos o encerramento dos Cursos de Formação de Brigadistas Florestais nas cidades de Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Santa Vitória, Campina Verde, Monte Alegre de Minas, Prata e Grupiara, localizadas no Triângulo Mineiro. Esses cursos foram ministrados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em parceria com a CIRRD (Coordenadoria Intermunicipal para Redução dos Riscos de Desastres) e foram direcionados aos funcionários das prefeituras desses municípios.

O treinamento foi dividido em dois módulos, sendo um deles realizado a distância, com foco nas teorias e técnicas de combate a incêndios florestais e na legislação ambiental. Após a conclusão dessa etapa teórica, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos por meio de atividades de campo. Nos municípios de Cachoeira Dourada, Prata e Grupiara, foi realizada a parte prática do curso, na qual os alunos participaram de simulações de situações reais de combate a incêndios florestais, reforçando os conceitos e técnicas aprendidas. Ao final do treinamento, um total de 90 brigadistas florestais foram capacitados. Essa ação de capacitação é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar, a CIRRD e as prefeituras municipais, em colaboração com a Defesa Civil de cada município participante.

O objetivo desses treinamentos é promover a união de esforços e a interação entre as equipes formadas, de modo que, em situações reais, elas possam atuar de maneira conjunta no combate aos incêndios florestais, em estreita colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar na região do Pontal Mineiro. Parabenizamos todos os participantes pela conclusão bem-sucedida dos cursos e agradecemos o empenho das prefeituras municipais e da Defesa Civil na promoção dessas iniciativas voltadas para a proteção do meio ambiente e a segurança de nossas comunidades.