CBMMG realiza curso pioneiro ministrado pelo IBAMA

Início / Notícias Criado em: 20-04-2022 às 12h:10

Na última semana, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) foi sede do primeiro Curso de Capacitação em Geoprocessamento, ministrado pelo IBAMA, através da Unidade Técnica do Ibama em Uberlândia.

Participaram do curso 19 Bombeiros Militares de toda a região do 2º COB, além de militares da Polícia Militar Ambiental e uma aluna do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia.

O geoprocessamento é um ramo de atividades que utiliza técnicas e métodos teórico-matemáticos e computacionais relacionados à coleta, entrada, armazenamento, tratamento e processamento de dados.

A finalidade dessas atividades é gerar novos dados ou informações espaciais ou georreferenciadas a partir de informações fornecidas por um sistema de informação geográfica.

Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vislumbrou a necessidade de aprimorar o conhecimento de seus militares para que o geoprocessamento seja aplicado em suas mais variadas atividades, como monitoramento de incêndios florestais através de sensoriamento remoto, mapeamento de áreas de buscas e até mesmo em buscas de pessoas desaparecidas.

Segundo a coordenadora do curso e chefe da unidade do IBAMA na cidade de Uberlândia, Adriana Melo Magalhães, "a capacitação vai de encontro à demanda crescente de todas as forças que trabalham na questão ambiental, no levantamento e interpretação de imagens para ações preventivas de impactos ambientais (ações de inteligência na prevenção de incêndios, por exemplo), e na mensuração de impactos ambientais ocorridos (acidentes ambientais, incêndios, desmatamentos, etc)".

O curso teve duração de 40 horas aula e foi concluído na última sexta-feira (15).