Como forma de promover o Setembro Amarelo, em que se incentivam atividades de prevenção ao suicídio, na semana de 13 de setembro a 17 de setembro foi realizado o 1º Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) nas instalações da Academia de Bombeiros Militar e no 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

O CATS tem por objetivo dotar oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de conhecimentos técnicos e táticos que os habilitem ao atendimento de ocorrências envolvendo tentativas de suicídio, com o intuito de padronizar e otimizar tecnicamente as ações a serem desenvolvidas pelo CBMMG no cenário operacional, consolidando uma doutrina única na Instituição.

Nesta edição, participaram 38 bombeiros militares de todas as regiões do Estado, além de 02 militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PMMG, em diversas instruções teóricas sobre o comportamento suicida, que incluem técnicas de comunicação dissuasiva, bem como instruções práticas envolvendo abordagens em diferentes cenários, o que confere uma multidisciplinaridade do CATS, além de gestão de ocorrências desta categoria.

Uma abordagem técnica e humanizada em ocorrências de tentativas de suicídio também é uma forma de prevenção e o CBMMG tem cumprido seu papel como uma Instituição promotora da prevenção, incluindo nesta modalidade de ocorrência.”, disse o Capitão BM Richelmy Murta, coordenador do CATS.

As possíveis vulnerabilidades biológicas, psíquicas e sociais que influenciam o comportamento suicida podem ser tratadas. Há diferentes locais de apoio nas cidades, como os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), Policlínicas, psicólogos orgânicos e credenciados. Há também o Centro de Valorização da Vida (CVV), que conta com voluntários 24 horas por dia pelo número 188.

Fotos: Mitchell Nazar