CBMMG realiza Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio

Início / Notícias Criado em: 21-09-2022 às 11h:42

Entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022, como parte da campanha "Setembro Amarelo", o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), realizou mais uma edição do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) com formação de 41 novos abordadores especialistas, sendo 37 militares do CBMMG de diferentes regiões do estado, dois do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, uma da Força Aérea Brasileira e 01 médica do Samu/BH. Durante a semana de curso, os abordadores passaram por diferentes instruções teóricas e práticas e aplicaram seus conhecimentos em diversos simulados de ocorrências.

O coordenador do CATS, Capitão Richelmy Murta, afirmou que "o curso tem por objetivo dotar seus participantes de conhecimentos técnicos e táticos atualizados, habilitando-os a um atendimento seguro e humanizado em ocorrências de tentativas de suicídio”.

Além da parte operacional, o curso traz conteúdos de prevenção ao suicídio e valorização da vida, viabilizando aos abordadores, formas de reconhecimento de situações de risco de suicídio e seu manejo. O capitão ainda acrescenta que ao se presenciar uma situação de emergência, deve-se ligar para o 193 imediatamente e, caso se esteja passando por momentos difíceis e se necessite conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número ‘188’. É gratuito, anônimo e funciona 24 horas por dia.

Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.