O 3º Batalhão de Bombeiros Militar realizou no dia 24 de fevereiro o Primeiro Treinamento de Atendimento Pré-hospitalar em Afogamentos para os agentes das Defesas Civis Municipais da área de atuação da Unidade. O treinamento faz parte das ações definidas pelo Grupo Gestor do Risco de Afogamento – 3º BBM, conforme Plano de Redução do Risco de Afogamentos do 1º Comando Operacional de Bombeiros.

Estiveram presentes 12 agentes municipais dos municípios de Belo Horizonte, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. O treinamento teve uma carga horária de 8h/aula, com instruções teóricas e práticas. Foi destacada a relevância das medidas preventivas para a redução do risco de afogamento nos municípios e ressaltada a importância dos agentes municipais nesse processo.

Os participantes tiveram também instrução prática sobre identificação de possível afogamento, fornecimento de flutuação e primeiros-socorros para as vítimas. O envolvimento de agentes de vários municípios possibilitou o compartilhamento de experiências e de boas práticas, pois em alguns casos os riscos existentes são semelhantes.

O desenvolvimento de treinamentos conjuntos com outros atores do Sistema de Proteção e Defesa Civil contribui para a eficácia das ações preventivas, eleva o nome da Corporação e aumenta a resiliência nas comunidades. O evento foi importante para instruir os participantes sobre como podemos reduzir o risco de afogamento de maneira integrada e contínua.