O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na manhã desta sexta-feira (15/09), a cerimônia de troca do Pavilhão Nacional, na praça da Bandeira, em Belo Horizonte, mantendo a tradição com a participação dos comandos militares.

Participaram da solenidade o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, o comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM), coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva e autoridades militares da 4ª Região Militar; do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica e da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Bandeira Nacional é substituída frequentemente, em evento solene que tem por finalidade estimular o culto aos valores cívicos da Nação Brasileira, especialmente ao símbolo máximo da Pátria, despertando na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

São responsáveis pela troca da bandeira, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar, Bombeiro Militar e a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal.

História da Bandeira:

A bandeira é a representação visual do país, identificando a coletividade e a soberania, por meio da expressão da ideia de unidade nacional. Após a Proclamação da República, em 1889, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico para o Brasil.

Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Villares, foi inspirada na bandeira do antigo império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. Aprovada pelo decreto nº 4, de novembro de 1889, manteve a tradição das antigas cores nacionais, verde e amarelo, do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul celeste, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo, com os dizeres “Ordem e Progresso”.

As estrelas, que fazem parte da esfera, representam a Constelação Cruzeiro do Sul, sendo que cada uma corresponde a um estado brasileiro e, de acordo com a lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum estado. A única estrela acima da inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o estado do Pará.

A bandeira de todos os cidadãos brasileiros, merece admiração e respeito, pois é o instrumento que dá identidade ao nosso país e demonstra a força e resiliência do povo brasileiro.