Na manhã do último sábado (02), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio dos discentes da Academia de Bombeiros Militar (ABM), e em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Defesa Civil Municipal, realizaram um evento de treinamento para moradores e voluntários dos Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) e Núcleos de Defesa Civil (Nudec), de Belo Horizonte, visando transmitir técnicas de autoproteção para os residentes de zonas suscetíveis a desastres.

Os NAC/Nudec são elos importantes do Sistema Municipal de Defesa Civil, compostos por cidadãos que, por meio do trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco. A atuação dos voluntários é fundamental para prestar socorro imediato nas situações de emergência.

O treinamento com os NAC/Nudec ocorre anualmente, e permite a capacitação dos voluntários para enfrentarem as situações de perigo da forma mais segura possível. Isso é feito por meio de oficinas que simulam a realidade, nas quais os membros da comunidade têm a oportunidade de aprender e praticar as técnicas e condutas adequadas a cada cenário.

As oficinas ministradas envolveram conhecimentos sobre primeiros-socorros; acidentes domésticos; nós, amarrações e arremesso de corda; técnicas envolvendo situações de enxurradas, inundações desmoronamento e soterramento. Durante o dia de treinamento também aconteceu a oficina kids, na qual de forma lúdica, foram apresentadas para as crianças, as atividades realizadas pela Corporação, por meio da exibição de fotos e vídeos e da apresentação de ferramentas e materiais utilizados durante o atendimento de ocorrências.

Em sua quarta participação, o Alan, morador do bairro Aarão Reis, relatou que conseguiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos treinamentos durante uma enchente que enfrentou: “ no final do ano passado, a água do rio subiu e quando acordei a água estava no meu pé e com 20 minutos ela já estava no meu peito. Com o aprendizado que tive com os bombeiros, eu soube como agir”.

Esse evento demonstra como o CBMMG atua com foco na prevenção e a preparação para o enfrentamento de possíveis cenários de crise, por meio do fomento e da disseminação de conhecimentos para a comunidade.