Nesta terça-feira (25), a União dos Militares Mineiros realizou a cerimônia de entrega da medalha Tenente-Coronel João Batista de Assis, em comemoração ao Dia do Veterano do CBMMG, na Academia de Bombeiros Militar (ABM). Na solenidade que abre as comemocações da semana do Bombeiro militar, as medalhas foram entregues a dezesseis agraciados, nos graus ouro, prata e bronze.

A Medalha Tenente-coronel João Batista de Assis, foi instituída por meio de um decreto no ano de 2007, e destina-se a agraciar o bombeiro militar, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares e ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, em seu discurso destacou o valor dos veteranos e a rica contribuição dos nobres companheiros de farda para a instituição.

“Esta medalha é um reconhecimento não apenas das realizações individuais, mas também do esforço coletivo em prol do fortalecimento das instituições militares e, consequentemente, da sociedade mineira. Que possamos seguir em frente, unidos pelo desejo comum de construir um futuro melhor para nossa querida Minas Gerais e para o Brasil. ”, enfatizou o comandante dos bombeiros.

Já o coronel BM José Honorato Ameno, falou sobre a carreira. “Esta solenidade cívico-militar destina-se a exaltar e reverenciar os bombeiros militares, da ativa e veteranos, do nosso Estado que, ao optarem pela carreira, fazendo dela profissão, se tornaram merecedores do respeito e admiração de todos os que habitam estas Minas Gerais.”

Um legado de valor

Os veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais dedicaram-se de forma abnegada a proteger e salvar vidas durante décadas seguidas. Seus anos de experiência e expertise agregaram conhecimentos inestimáveis que permitiram que a corporação evoluísse e se superasse em todas as suas áreas de atuação.

Guardiões da história e das tradições do Corpo de Bombeiros Militar, eles transmitem seus ensinamentos e valores às novas gerações, inspirando os mais jovens, criando uma cultura de excelência e comprometimento.

Na oportunidade foram entregues os Distintivos dos Militares Veteranos lotados nas Unidades que compõe o Comando-Geral e Estado-Maior (suas Seções e Ajudância), além daqueles lotados na DRH.