Visando a revitalização das funções de comando, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) executou nesta manhã (15), a solenidade de Passagem de Comando Conjunta e assunção de funções da Assessoria de Saúde, da Diretoria de Recursos Humanos e do Centro de Operações de Bombeiros Militar.

A cerimônia presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou com as seguintes autoridades:

- Diretor de Saúde da Polícia Militar, coronel PM Alex Louzada de Souza, representando o comandante-geral da Polícia Militar;

- Secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, capitão veterano EB, Ricardo Dolabela Marques;

- Delegada coordenadora da SPGF da Polícia Civil, Valéria Decat de Moura, representando o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais;

- Subchefe do Gabinete Militar do Governador, tenente-coronel PM Cleide Barcellos dos Reis Rodrigues, representando o chefe do Gabinete Militar;

A cerimônia foi prestigiada também por representantes de entidades de classe, parceiros e contou com a especial presença de militares veteranos.

O coronel Estevo pronunciou em seu discurso a relevância da integração entre as instituições e associações: “Só porque nós temos paz na instituição que hoje dou destaque a presença dos nossos veteranos. Estando aqui os senhores mostram a união dentro do Corpo de Bombeiros, pacificado e unido, com um pensamento único de todos os que estão aqui dentro e de todos os veteranos. Voltem sempre! Em breve eu estarei voltando também. Ontem, em Brasília, tivemos uma vitória em relação a Lei de Organização Básica, que só teve sucesso por causa dessa união. As associações estavam lá, os conselhos estão firmes nesse propósito, tanto o CNCGPM quanto o CNCG Ligabom, e isso é fundamental. ”

O comandante-geral ainda fez questão de agradecer a presença de integrantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Militar, Polícia Civil e demais unidades que a compõem. Ele falou do sucesso das conquistas da Sejusp no âmbito das políticas públicas no cenário nacional e da parceria que é vital para o bom andamento das instituições militares.

A coronel Andréa Batista fez um amplo agradecimento e discurso emocionado, representando quem estava deixando o cargo e também os quem estavam assumindo novos desafios. “Existe um conceito central na filosofia oriental que é: ‘em permanência’. Em permanência significa que tudo muda. A mudança exige um olhar renovado dentro dos processos  das instituições. Propicia o aprimoramento e o crescimento contínuo da instituição. Os senhores que estão assumindo novas funções hoje, recebem uma oportunidade que é uma dádiva, mas também é fruto dos esforços e da dedicação de cada um dos senhores, que demonstraram estar preparados para este novo desafio.", refletiu a oficial.

O CBMMG resolve dispensar os seguintes oficiais das respectivas funções:

- coronel Alessandro Fábio Daldegan de diretor de Recursos Humanos;

- coronel Farley Rocha Soares da chefia do Centro de Atividades Técnicas;

- coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha da subassessoria de Assistência à Saúde.

Resolve designar os seguintes oficiais:

- coronel Farley Rocha Soares para a função de diretor de Recursos Humanos;

- coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha para a função de assessor de Assistência à Saúde;

- major Luiz Frederico Barreto Pascoal para a função de chefe do Centro de Atividades Técnicas;

major Marcus Vinícius de Siqueira Flores para a função de chefe do Centro de Operações de Bombeiros.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros segue firme no propósito de avançar na prestação de serviço ao cidadão mineiro, conservando internamente a harmonia, a integração e o compromisso de perseguir a excelência.