Ocorreu na manhã desta quarta-feira (6), na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), a primeira reunião de preparação e enfrentamento ao período de estiagem para o ano de 2022, promovida pelo 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) e 7° Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros (7ºBBM).

O evento contou com a importante participação de diversas agências, a saber, o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Copasa, Ibama, Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Defesa Social, Guarda Municipal, Brigada 1 e Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF).

Durante o período de abril a setembro observam-se menores volumes de precipitações no estado de Minas Gerais, caracterizando o período de estiagem e seca. Segundo o Ministério da Saúde, esses fatores afetam diretamente a população brasileira, causando impactos diretos e indiretos sobre a saúde humana e ao meio ambiente. Dessa forma, a antecipação das ações de Prevenção, Mitigação e Preparação se tornam fundamentais para o enfrentamento do período de estiagem.

Durante a reunião, foi deliberado o plano de ação que alinhou as ações propostas pelas agências, com o objetivo de evitar e mitigar os impactos dos incêndios florestais na região.