Na manhã desta última quarta-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu a solenidade de passagem de comando do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), realizada no Auditório do Sest Senat em Varginha.

O evento contou com a presença do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, representantes das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil e demais autoridades civis e militares. A cerimônia marca a passagem e assunção do comando da unidade.

A solenidade de passagem de comando foi precedida pelo descerramento da fotografia do tenente-coronel Júlio César Tóffoli, comandante sucedido do 9º BBM, o qual ficará eternizado na Galeria dos Comandantes do Batalhão e na memória dos integrantes da unidade.

O tenente-coronel Tóffoli, após 3 anos à frente do 9º BBM, deixa a unidade para assumir a chefia do 4ºComando Operacional de Bombeiros (4º COB), em Montes Claros. Assim, o tenente-coronel Rodrigo Paiva de Castro assume o comando da Unidade, com sede em Varginha.

O tenente-coronel Tóffoli agradeceu a todos que o ajudaram a cumprir sua nobre missão, expressando gratidão à tropa, às autoridades locais e aos parceiros que colaboraram com seu comando e com sua evolução profissional e pessoal. Enalteceu as conquistas e avanços da unidade e também e assumiu o compromisso de continuar se esforçando em seu novo desafio. Como forma de reconhecimento pelos valorosos serviços prestados à frente da unidade, recebeu uma homenagem ao final da solenidade para marcar o rito de passagem.

Já o tenente-coronel Rodrigo, que conta com 22 anos de serviço no Corpo de Bombeiros, já comandou o Pelotão de Alfenas, foi subcomandante da 2ª Cia Independente em Barbacena, comandante da 1ª Cia em Poços de Caldas, subcomandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, dentre outras passagens pela corporação. Em seu discurso, ele destacou seu compromisso e desejo de realizar uma boa gestão no novo desafio à frenta da unidade.

Confira as movimentações:

O CBMMG resolve dispensar o seguinte oficial da respectiva função:

- Tenente-coronel Júlio César Tóffoli da função de comandante do 9º BBM.

CBMMG resolve designar o seguinte oficial:

- Tenente-Coronel Rodrigo Paiva de Castro para a função de comandante do 9º BBM.