Em ato solene realizado na manhã desta quinta-feira (21), no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais promoveu a passagem de comando conjunta, envolvendo o Comando Especializado de Bombeiros (CEB), Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (Bemad), Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e do Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), oficializando os novos destas unidades.

O evento contou com a presença do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, da subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, e de representantes das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, Assembleia Legislativa, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Associações e demais autoridades militares e civis, além de convidados, incluindo familiares dos comandantes que entregam e que assumem o cargo.

O evento também foi marcado pelo descerramento da foto dos ex-comandantes do CEB, BEMAD e BOA e pela despedida do coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, que após trinta anos de serviço, ingressa no quadro de veteranos.

O coronel Erlon enalteceu a atuação de todos os comandantes, destacando individualmente as qualidades de cada oficial e agradeceu àqueles que estiveram à frente de suas funções. Destacou os desafios enfrentados pela instituição, enfatizando o empenho no desastre ocorrido em Brumadinho. Por fim, desejou sucesso aos novos comandantes e compartilhou sua percepção sobre o atual momento do CBMMG, mencionando que “estamos vivenciando um bombeiro muito melhor do que em outros tempos”.

Confira a movimentação:

O CBMMG resolve dispensar os seguintes oficiais das respectivas funções:

- Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, da função de comandante do CEB;

- Tenente-Coronel Welter Alves das Chagas, do comando do BEMAD;

- Tenente-Coronel Giderson Martins das Neves, do comando do 1º BBM;

- Tenente-Coronel Peterson José Paiva Monteiro, do comando do BOA.

CBMMG resolve também designar os seguintes oficiais:

- Coronel Moisés Magalhães de Sousa, para a função de comandante do CEB;

- Tenente-Coronel Giderson Martins das Neves, para o comando do BEMAD;

- Tenente-Coronel Karla Lessa Alvarenga Leal, para o comando do BOA;

- Tenente-Coronel Abel Moura da Fonseca, para o comando do 1º BBM.