As atividades simuladas foram realizadas em todas as regiões do estado

Um dos maiores investimentos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem sido no campo da prevenção. Motivo pelo qual foram realizadas, durante todo o mês de novembro, atividades simuladas de evacuação em hospitais públicos e privados em todas as regiões do estado, visando disseminar a cultura de prevenção e autoproteção.

A Operação Rota de Emergência ainda teve como objetivo a testagem do plano de intervenção de incêndio dos hospitais públicos e privados de referência; o apoio na elaboração do plano de intervenção aos hospitais que não possuem; treinamento do público interno em situações de incêndio e pânico e a promoção do tema junto ao Sistema de Saúde mineiro.

Os simulados ajudam a identificar possíveis gargalos e situações que possam comprometer a execução das atividades de salvamento e o atendimento operacional em caso de real necessidade.

Foram realizados mais de 70 simulados na região metropolitana de Belo Horizonte e nas cidades do interior do estado, utilizando procedimentos específicos para remoção com segurança de vítimas acamadas com traumas e em estado grave de saúde.

Rota de Emergência no interior

Salinas

Simulado realizado no dia 29 de novembro, no Hospital São Lucas, na cidade de Salinas. As equipes de médicos, enfermeiros e funcionários do hospital tiveram instruções sobre prevenção de incêndio e as ações em caso de sinistros. As atividades contaram com o apoio da Guarda Municipal de Salinas para o controle do trânsito.

Janaúba

O 7° Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba realizou a atividade no Hospital do Rim de Janaúba com a simulação de um incêndio em uma sala do térreo da edificação. Um dos funcionários acionou o alarme de incêndio e comunicou o ocorrido ao Corpo de Bombeiros através do tridígito 193. Após o acionamento, os funcionários do hospital iniciaram a evacuação dos pacientes e acompanhantes presentes no local. Os bombeiros montaram uma linha de ataque diretamente do hidrante interno do hospital, demonstrando a importância da edificação possuir sistema preventivo em condições de uso.

Viçosa

O exercício promovido no Hospital São João Batista simulou o atendimento a um incêndio no CTI do hospital. Foi necessária a evacuação de seis vítimas com quadro clínicos diversos, sendo que duas delas encontravam-se no quarto onde se localizava o foco do incêndio (zona quente). Na ação, além da participação de funcionários do Hospital, tivemos apoio das equipes unidades do Samu. Foi observado o tempo gasto de evacuação de todos os pacientes/acompanhantes, visando uma desocupação rápida e eficiente em caso real de sinistro.

Treinamentos são fundamentais para salvar vidas

Além de despertar a atenção dos hospitais para a necessidade de se regularizar e manter o sistema preventivo em condições, os treinamentos são vitais para orientar os profissionais que trabalham no ambiente hospitalar e padronizar os procedimentos para que todos sigam os mesmos passos. O esforço reduz ainda o tempo resposta, identifica falhas, testa recursos e equipamentos e salva vidas.  E assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais segue cumprindo seu propósito de alcançar o maior número de pessoas com ações de prevenção e resposta aos desastres em Minas Gerais.