Na última semana, entre os dias 26 e 29 de setembro, aconteceu o 8º Encontro Nacional de Bombeiras (Enbom), o qual teve o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) como anfitrião. Realizado pela primeira vez em Minas Gerais, o encontro recebeu cerca de 500 bombeiras, representantes de diversas regiões do estado de Minas Gerais e de todos os estados brasileiros, bem como de outras esferas da Segurança Pública.

O evento foi realizado no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e teve como objetivo fomentar políticas relacionadas a atuação das bombeiras militares no país, numa perspectiva de valorização e aprimoramento das profissionais. No encontro, foi possível abordar o papel da mulher bombeira militar no ambiente de trabalho, debatendo também a diversidade e a inclusão, temáticas importantes para as instituições e a sociedade, e que contribuem para a promoção de uma cultura mais igualitária e justa.

Durante os 4 dias do encontro, foram realizadas palestras e rodas de conversa, permitindo a troca de experiências e vivências, e também competições operacionais. Além das participantes, estiveram presentes no evento diversas autoridades militares e civis, além de apoiadores.

Primeiro dia

O primeiro dia foi marcado pela solenidade de abertura, na qual a subcomandante do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, integrante da primeira turma de mulheres a ingressar no CBMMG, há 30 anos, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Enbom: “é um evento marcante, muito significativo para todas nós, sendo uma oportunidade para entendermos as realidades dos demais estados e para identificarmos possibilidades de crescimento e melhoria, não só para as mulheres mas para toda a corporação.”

A chefe do Estado-Maior destacou também a evolução do CBMMG ao longo dos últimos 30 anos, tempo no qual muitos desafios foram vencidos e ressaltou o constante incentivo do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, o qual vem fazendo constantes esforços para a implementação de medidas que valorizem a tropa.

O comandante-geral, em sua fala, destacou os 30 anos das mulheres na corporação, os desafios enfrentados e anunciou mais uma conquista no âmbito da Corporação: “foi autorizada a realização de um novo concurso para ingresso no CBMMG, com mais de 300 vagas e, com a inédita ampla concorrência”. O coronel Erlon também apresentou a palestrante do dia, coronel Mônica de Mesquita Miranda, referência como comandante-geral, representando o poder das mulheres no país, sendo uma grande líder.

Encerrando o primeiro dia do evento, em sua palestra, a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Mônica, abordou os desafios enfrentados pela primeira mulher comandante-geral bombeiro militar.

Segundo dia

O segundo dia do evento foi iniciado com as palavras da Diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DEP/Senasp), Dra. Michele Gonçalves dos Ramos. Em um segundo momento, aconteceu a palestra da tenente-coronel Roberta Monteiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), abordando a análise da identidade feminina e as representações sobre assédio sexual no campo militar. Após a palestra, aconteceu uma reflexão sobre a temática com a psicóloga e pesquisadora, Doutora Rafaela Vasconcelos.

Nesse mesmo dia foram abordadas temáticas sobre combate a incêndios florestais, pela Capitão Dayane Andrade, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), preconceito etário pela escritora Cris Paz e encerrando o segundo dia, a coronel corregedora do CBMMG e presidente do Comitê Nacional de Bombeiras Militares, coronel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas, falou sobre a criação do Enbom em 2007 e suas edições e ressaltou a importância dos encontros, como um importante momento de fala e de oportunidade para manifestarmos as nossas demandas.

Terceiro dia

O terceiro dia do evento foi iniciado com a fala da tenente-coronel Ana Faustão de Assis Araújo, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que abordou o lugar de fala da mulher e sua valorização nos Corpos de Bombeiros. Em segundo momento, a delegada Renata Ribeiro palestrou sobre assédio e produção de provas. E encerrando a manhã do terceiro dia, a chefe do Estado-Maior do CBMMG palestrou sobre os 30 anos das mulheres na Corporação, abordando sua experiência, desde o seu ingresso como soldado em 1993, até os dias atuais.

Na parte da tarde, foi realizada uma roda com conversa com bombeiras militares que atuam no serviço operacional do CBMMG, as quais relataram e discutiram sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelas militares no dia a dia do serviço. Também, recebemos o Deputado Federal Pedro Aihara, que abordou a temática das conquistas das mulheres na corporação e por fim, foi realizada a leitura da carta de Minas Gerais pela subcorregedora e presidente da comissão organizadora do evento, tenente-coronel Laila Ester Magalhães Oliveira Medeiros.

Finalizando o terceiro dia, o vice-governador, Professor Mateus Simões, enalteceu o protagonismo feminino e destacou que as bombeiras andam lado a lado com os bombeiros na missão de ser "o amigo certo nas horas incertas". Ao final de suas palavras, recebeu uma homenagem do comandante-geral do CBMMG.

Competição Operacional

Marcando o último dia do Enbom 2023, ocorreu a Competição Operacional Tenente Grazielle Ferreira, em homenagem à tenente que faleceu em 2020. A competição consistiu em uma prova que simulou uma ocorrência real, sendo disputada por equipes representantes de diversos estados e compostas por três bombeiras militares. 17 equipes participaram da competição, sendo que as vencedoras foram as representantes do estado do Rio de Janeiro. A segunda colocação ficou com as militares do estado do Sergipe e a terceira colocação com Minas Gerais.

A competição demonstrou a força e preparo das bombeiras, qualidades que são destaque, diariamente, durante os trabalhos realizados pelas militares representando suas instituições ao prestar um trabalho de excelência para a sociedade.

 

Veja mais fotos do Enbom 2023

Assista as lives do evento!