Nesta segunda-feira (18), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) em Montes Claros realizou um importante trabalho de prevenção e preparação em uma área de inundação e alagamento no bairro Ibituruna.
Inicialmente, o local foi mapeado e os moradores e comércio cadastrados no aplicativo Prox. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou um simulado com a participação dos moradores que receberam duas mensagens no celular e por último uma ligação telefônica, informando para todos se dirigirem para a calçada de cada residência, ponto de encontro seguro na rua, finalizando o exercício simulado.
Além de Montes Claros, os municípios de Mirabela, São Francisco, Salinas, Janaúba, Januária, Grão Mogol e Riacho dos Machados também irão desenvolver nos próximos dias, simulados utilizando o PROX juntamente com comunidades residentes em áreas de risco dos respectivos municípios.
O aplicativo Prox que pode ser baixado por qualquer cidadão nas lojas de aplicativos de celular, foi inicialmente desenvolvido pela Cemig para alertar os moradores que residem à jusante das Usinas Hidrelétricas sobre os riscos existentes nas barragens.
Posteriormente, o Prox passou a ser utilizado pelas mineradoras do Instituto Brasileiro de Mineração para também alertar a população residente em áreas de risco de rompimento das barragens, na Zona de Alto Salvamento (ZAS).
Recentemente, o Poder Público através do CBMMG, Defesa Civil Estadual e as Defesas Civis Municipais também passaram a utilizar o Prox para realizar os mapeamentos das áreas de risco dos municípios e cadastramento da população residente nessas áreas, além dos pontos de apoio real e potencial dos órgãos públicos.
O uso do Prox pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Defesa Civil, facilita a comunicação com a população, principalmente para monitoramento de barragens e emissão de alerta e alarme para situações de risco de desastre.