CBMMG promove encontro do Grupo Temático Operacional de combate a incêndios florestais

Início / Notícias Criado em: 21-06-2021 às 13h:12

Entre os dias 14 e 18 de junho, o Grupo Temático Operacional de Combate a Incêndios Florestais (GTO – CIF) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG reuniu-se na Academia de Bombeiros Militar (ABM), de modo inédito, com o objetivo de nivelar o conhecimento de seus integrantes, debater o contexto do emprego de técnicas de fogo controlado em Unidades de Conservação do estado e evolução da atividade no CBMMG.

O GTO constitui em fórum tecnicamente qualificado composto por militares de diversas Unidades do CBMMG, com o objetivo de realizar estudos e pesquisas para assessoramento ao Estado-Maior. Os trabalhos objetivam a produção de conhecimento, doutrina, ensino e treinamento, observando para tanto o correto trâmite das informações e a cadeia hierárquica a qual é subordinado.

Ao todo, 17 militares participaram das atividades que incluíram: atualização da Instrução Técnica Operacional de Combate a Incêndios Florestais, discussões sobre o desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padrão para atividades específicas relacionadas ao combate aos incêndios rurais e a elaboração do Manual de Bombeiro Militar - Mabom.

Nesse período, os militares puderam conhecer mais sobre a perícia em incêndios florestais, inovações em equipamentos de combate, georreferenciamento e utilização de fogo técnico para redução de carga combustível em Unidades de Conservação. Os exercícios foram realizados na Academia de Bombeiros Militar - Complexo Pampulha e na Área de Preservação Ambiental Fernão Dias - Contagem/MG.

O coordenador temático, major BM Davi Lucas Soares, destacou a importância da iniciativa da corporação em promover o encontro dos integrantes dos diversos GTOs, ressaltando que a ação contribuirá para os resultados pactuados no início das atividades, em 2020.