Pensando na presença da mulher no âmbito da instituição e na valorização de suas conquistas ao longo dos anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) preparou uma programação especial, visando promover a reflexão e a confluência de pensamentos sobre os objetivos a serem alcançados por elas. No interior, cada unidade trabalhou com a programação de acordo com a particularidade de cada unidade.

Neste sentido, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o CBMMG realizou um encontro das militares da capital na Academia de Bombeiros Militar (ABM), com Desfile Acadêmico em Homenagem às Mulheres.

Elas também participaram de uma roda de conversa, transmitida pela plataforma Youtube,  com a convidada especial, coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Vanísia de Sousa Santos, a chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Rocha Lopes da Costa, a major QOS Vanessa Rodrigues Lopes, a sargento Thayna Mafra e a soldado Roberta Lambertucci Glueck.

Concomitante, no dia de ontem, várias bombeiras militares da região metropolitana de Belo Horizonte se organizaram para formar equipes, e assim, montar um plantão operacional feminino, como já vem acontecendo há alguns anos. Duas unidades do Corpo de Bombeiros da capital, 1º e 3º batalhões, contaram exclusivamente com militares femininas no atendimento das ocorrências ordinárias. Foram 24h tarefas variadas, desde a condução das viaturas até o atendimento de ocorrências complexas como salvamentos e outras demandas da rotina militar.

Nesta quinta-feira (9), encerrando a programação, o CBMMG promoveu, também por ocasião da semana da mulher, um ensaio fotográfico na ABM.  Momento especial, dedicado as militares, para a produção de fotos com os mais diversos fardamentos, representando as mais variadas atuações na corporação.

Café com o governador

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o governador Romeu Zema recebeu policiais, bombeiras e agentes das forças de segurança do estado para uma conversa sobre a posição da mulher em cargos de liderança em Minas Gerais. Durante um café na Cidade Administrativa de Minas Gerais, elas relataram suas experiências dentro das respectivas corporações, e a importância de ocuparem cada vez mais postos e virarem exemplo para mais profissionais competentes nas forças.

Primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa fez questão de frisar como suas colegas estão se destacando cada vez mais. “Hoje, temos mulheres em todas as posições, de soldado a coronel, trabalhando como motoristas de viaturas de emergências, pilotos de aeronaves, nas buscas, atividades administrativas, evidenciando que o protagonismo das mulheres ocorre em todos os segmentos, basta que elas tenham oportunidade de exercer seu potencial”.

Colaboração Agência Minas

Mirando o topo

O progresso de algumas militares na carreira profissional e a conquista de lugares de destaque,  têm inspirado as colegas a investirem cada vez mais na capacitação, mirando missões grandiosas e demonstrando o potencial feminino para liderança e gestão no Corpo de Bombeiros, como é o caso da tenente-coronel Amanda Cristina Miranda, comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

“Como eu, várias outras mulheres estão em cargos preponderantemente masculinos, o que reforça o protagonismo que a mulher vem assumindo. Manifesto aqui toda a minha admiração às mulheres competentes, dedicadas e que colaboram, com esforço, comprometimento, profissionalismo e excelência, para a qualidade na prestação de serviços à sociedade mineira, em especial, às nossas bombeiras militares."

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais conta com 581 bombeiras Militares e o desejo da corporação é que este número aumente a cada ano, bem como a qualidade de trabalho, o respeito e o reconhecimento pela força e competência dessas mulheres incríveis.

Clique aqui e assista a roda de conversa!