CBMMG promove ações de prevenção e resposta aos incêndios junto à comunidade rural

Início / Notícias Criado em: 16-08-2021 às 08h:35

O Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais vem sendo executado desde o último dia 02 de agosto, como projeto piloto de iniciativa do Governo do Estado, por meio da parceria entre Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além do combate aos incêndios em áreas rurais, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão realizando visitas ás propriedades rurais para mapeamento dos riscos e recursos para apoio potencial. Nessa aproximação, as equipes tem também difundido informações técnicas com vistas à prevenção aos incêndios.
Na última terça-feira (10), militares do 2º Pelotão de Bombeiros de Paracatu estiveram na região rural de Entre Ribeiros onde ministraram treinamento para combate a incêndios florestais, tendo sido capacitadas 25 pessoas que trabalham em diferentes fazendas na região.

Durante o treinamento foi ressaltado sobre o momento crítico de estiagem, a preocupação quanto ao monitoramento e vigilância, e quanto à conscientização do público quanto aos meios preventivos e a mudança de hábitos que podem causar grandes incêndios, como a limpeza por meio de queima de lixo.

A equipe de bombeiros militares  ainda realizaram uma atividade prática com o público, demonstrando técnica e táticas em campo, uso de equipamentos, segurança durante combate entre outros assuntos.