Aplicação das técnicas otimiza o atendimento e aumenta chances das vítimas

Com o objetivo de aprimorar suas técnicas de salvamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu na Academia de Bombeiros Militar (ABM), entre os dias 10 e 17 de junho, a 15ª edição do Curso de Salvamento Veicular. A capacitação que formou 30 alunos, contou com a participação de militares de todos os batalhões da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), da ABM e uma representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará.

Durante o curso, os participantes foram treinados em diversas técnicas e táticas de atuação, incluindo estabilização de veículos, resgate em diferentes ângulos e formas de desencarceramento utilizando ferramentas especializadas. Um foco especial foi dado aos veículos híbridos e elétricos, destacando como esses avanços tecnológicos impactam as operações de salvamento.

Relevância do curso no contexto urbano

O Brasil conta com a sexta maior frota de veículos do mundo, totalizando cerca de 109 milhões em circulação, sendo aproximadamente 12 milhões apenas em Minas Gerais, que possui uma extensa malha viária de mais de 272.000 km. Esses números resultam em mais de 25.000 acidentes de trânsito atendidos anualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Os acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde, são a principal causa de morte entre adolescentes e jovens adultos até 29 anos. Diante dessa realidade, é crucial que os bombeiros militares estejam capacitados para realizar resgates de forma eficiente, minimizando danos às vítimas.