Diante do cenário de caos mundial que se instalou em virtude da pandemia e seus efeitos devastadores, a sociedade tem manifestado reconhecimento e admiração aos profissionais de saúde que atuaram e permanecem atuando contra a covid-19 e tantos outros males que afetam a coletividade.

Por trás de cada servidor da saúde está também o ser humano que sente empatia pela dor do próximo, e por muito tempo abdicou do convívio familiar em prol de uma causa. Razão pela qual o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) homenageou, nesta manhã (16), na Academia de Bombeiros Militar (ABM), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), prestando o devido reconhecimento ao empenho dos servidores que atuaram durante o enfrentamento da crise sanitária.

Competência na gestão da crise

O CBMMG não apenas acompanhou como também auxiliou no planejamento e execução de ações implementadas. Trabalhadores da saúde que não mediram esforços para minimizar o impacto da contaminação do coronavírus na vida dos cidadãos mineiros.Pautados pela técnica e profissionalismo, passaram por grandes turbulências sem perder o foco na construção de dias melhores. Persistiram na busca de respostas mais apropriadas aos problemas que diuturnamente se apresentavam.

Foram momentos desafiadores, que potencializaram inovações e melhorias sistêmicas, repercutindo de forma positiva na gestão de saúde e desastre, fortalecendo ainda mais os laços de afinidade entre o CBMMG e a SES.

Laços que têm se estreitado por meio da parceria do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), estabelecido desde 2012, por intermédio de termo de cooperação técnica celebrado entre as partes, e por meio de ações integradas em surtos de doenças e grandes eventos.

Homenagem

A solenidade, que foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou também com a presença do secretário de estado, Fábio Baccheretti Vitor e demais autoridades civis e militares.

O coronel Estevo falou sobre a gratidão pelo estreitamento das relações entre a SES e o CBMMG: “em várias ações percebemos como essa integração é cada vez maior e mais forte, e que rende resultados diretos para a sociedade. Agradeço pela maturidade profissional e consciência institucional das duas corporações, pela confiança e respeito mútuo na relação diária. Quero destacar também o legado que estamos construindo juntos, por meio dos trabalhos desenvolvidos pelo SAAV e, por fim, parabenizar e agradecer também o trabalho individual de cada integrante da SES.” destacou o comandante dos bombeiros.

Fábio Baccheretti também destacou a integração entre bombeiros e saúde: “ essa união só traz frutos bons. Eu fico muito feliz por essa gentileza e quero dizer que agradeço a cada um de vocês por tanto empenho, tanto sacrifício neste período. Olhando para trás vemos o quanto foi difícil, a sensação que tínhamos era quase de desespero, mas nós não podíamos desesperar. Receber uma homenagem dos bombeiros é muito gratificante, pois certamente é a corporação mais respeitada que temos. Espero que essa parceria entre bombeiros e secretaria seja cada vez mais forte, porque a consequência foi uma vacinação e transferência de passageiros muito rápida, sempre que foi necessário. " finalizou o secretário de estado.