Na última sexta-feira (16), o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG), representado pelo comandante-geral, coronel Edgard Estevo da Silva, apresentou as principais entregas e investimentos do governo na corporação e respondeu aos questionamentos dos parlamentares, durante o Assembleia Fiscaliza, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em sua apresentação, o coronel Estevo que foi acompanhado por comitiva, começou agradecendo a Deus pela oportunidade de estar à frente da corporação e por poder oferecer transparência as ações dos bombeiros. O comandante falou por aproximadamente uma hora, destacando uma infinidade de atos, empreendimentos e conquistas obtidos por meio dos recursos destinados diretamente pelo Governo do Estado, de janeiro a novembro deste ano.

Sobre a expansão do serviço operacional ele frisou: “nosso destaque desde 2019, caros deputados, é a busca incessante por atender mais e atender melhor. De lá pra cá, nós inauguramos diversas frações. Ao longo deste período o efetivo permaneceu praticamente igual e, não obstante, nós aumentamos a nossa presença. Em 2020, inauguramos três frações, em 2021 foram cinco novas frações e em 2022, nós levamos o serviço do Corpo de Bombeiros a mais seis cidades”, argumentou.

Ele salientou também o desenvolvimento significativo da corporação no que concerne a capacitação que ganhou destaque nacional. “Bombeiros de outros estados, hoje, vêm para nossa capital para receber treinamento. Temos contribuído para a boa condição de bombeiros de todo o Brasil. ”

Outro ponto importante destacado foi a prestação de serviço por meio do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), que alavancou o atendimento aéreo no estado, reduzindo a distância e encurtando o tempo de deslocamento, oferecendo um socorro especializado com médico, enfermeiro e bombeiro nas regiões mais remotas de Minas.

A aquisição do Complexo Pampulha foi outra importante conquista lembrada durante o Assembleia Fiscaliza. Um espaço com uma estrutura que mudou a realidade não apenas do ensino e formação do efetivo, mas também em resposta operacional. O espaço antes utilizado pelo CIAAR, agora pertence de modo definitivo ao Corpo de Bombeiros. Feito que oportuniza um deslocamento imediato das aeronaves e tropas especializadas em missões dentro do território mineiro, como também em apoio às demandas de outros estados.

Ao final da explanação, o comandante-geral novamente agradeceu o tempo em que esteve à frente da instituição e o apoio dos deputados e organizações que tanto colaboraram para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros.

O comandante-geral foi amplamente elogiado pelos deputados Sargento Rodrigues, João Leite, Antônio Carlos Arantes, Jean Freire e Bruno Engler, que participaram da oitiva pelos quatro anos da gestão bem-sucedida. Os parlamentares moveram um requerimento que foi aprovado na Comissão de Segurança Pública, com voto de congratulação pela experiência e legado no comando do Corpo de Bombeiros, especialmente na atuação frente ao rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho.

Coletiva de Imprensa

Na manhã desta terça-feira (20), o comandante-geral, coronel Estevo, também participou de uma coletiva de imprensa, realizada pelo Governo do Estado, para um balanço sobre as principais ações das secretarias ao longo do ano.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nestes últimos quatro anos, avançou com passos firmes. Hoje, podemos dizer que temos um atendimento mais capilarizado e mais rápido para todos os mineiros. Expandimos na instalação de novas frações, no efetivo com mais de 1.100 novos bombeiros, fazendo com que houvesse uma força maior de recursos humanos à disposição da sociedade. Mais viaturas, mais equipamentos e uma nova Academia, fazendo com que a capacitação dos nossos bombeiros militares seja a melhor possível. Inclusive, sendo uma referência para todos os brasileiros. Enfim, um grande número de avanços que faz com que este, que é o amigo certo nas horas incertas, esteja mais presente e que o mineiro possa confiar cada vez mais!”

Principais ações dos últimos quatro anos

Entregas:

Expansão do número de bases

• 15 novas frações do Corpo de Bombeiros foram inauguradas nos últimos anos;
  • Somente em 2022, foram inauguradas seis novas frações em diferentes regiões: Araçuaí, Cataguases, Andradas, Guanhães, Capelinha, São Gonçalo do Rio Abaixo e Três Marias.

Ingresso de novos militares

• Em 2022, o Corpo de Bombeiros contou com o ingresso de 165 novos militares na corporação, sendo 143 no Curso de Formação de Soldados e 22 no Curso de Formação de Oficiais, totalizando mais de 1100 vagas nos últimos 4 anos;
  • Assim, foi possível a recomposição do efetivo e o aumento da presença do CBMMG no território mineiro;
  • A expansão tem ampliado a capacidade de atendimento e melhorado a pronta resposta em todas as regiões do estado.

Avanços:

Melhoria do treinamento da tropa, oferecendo assim, um atendimento mais qualificado para o cidadão.

• Com a aquisição definitiva do Complexo Pampulha, o Corpo de Bombeiros poderá oferecer cursos de formação com mais qualidade, como o Curso de Formação de Oficias, Curso de Habilitação de Oficias, Curso de Formação de Sargentos, e Curso de Formação de Soldados, além de cursos de especialização;
  • Também será possível realizar formação de brigadas que ampliam a capacidade de atendimento da primeira resposta, garantindo a qualidade dos serviços prestados.

Emprego de maior tecnologia por meio de novas viaturas e equipamentos

• Serão adquiridas novas viaturas, possibilitando a substituição de veículos com tempo de uso mais avançado e melhorando os índices de tempo-resposta à população;
  • Além disso, estão previstos ainda a entrega de 4.672 equipamentos para o combate de incêndio florestal, no valor de R$ 18,6 milhões.

Assista ao Balanço da Gestão 2019 -2022!