Em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a mais de 10 mil ocorrências de acidentes com motociclistas, sendo 4.125 ocorrências de vítima de queda  por motociclista, com 988 casos na área do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1ºCOB). No mesmo período, foram 1.394 atuações operacionais de vítima de colisão entre automóvel x motocicleta na RMBH e Centro-oeste mineiro, num total de 6.080 em toda Minas Gerais.

Já a natureza de vítima de colisão entre caminhão/carreta x motocicleta somaram 314 e as vítimas de colisão entre motocicletas chegam a 1.025, sendo que o registro de atropelamento por motocicleta chegam a 552. O somatório total de ocorrências relacionadas passa de 10.000, com o emprego de viaturas de salvamento por 394 vezes nas ocorrências entre automóvel x motocicleta. Já em relação a colisão entre caminhão/carreta x motocicleta, foram 52 e colisão entre motocicletas 89 registros.

Todas essas naturezas estão previstas na Resolução 870/2019 do Índice de Atendimento à Pronta Resposta (IAPR) e reverberam o reconhecimento da comunidade em contar com o CBMMG, acionado via 193, para as funções de resposta e resgate aos motociclistas acidentados.

Vislumbrando aplicar ações para diminuir esses números ou desacelerar o crescimento, o 1º COB estudou formas de agir na prevenção e mitigação do acidente com motociclistas, em sintonia com o Marco de Sendai Redução Risco de Desastres de 2015-2030, que tem por objetivo reduzir riscos existentes e prevenir por meio da implementação de medidas integradas em âmbito econômico, estrutural, legal, social, cultural, educacional, ambiental, tecnológico, político e institucional.

No dia 29 de janeiro de 2022, aconteceu a edição da 2ª turma, no 1º Batalhão de Bombeiro Militar. Além dos alunos, compareceram bombeiros militares do 6º BBM, 11º BBM e 7ª Cia Ind BM que serão futuros multiplicadores.  No dia 19 de fevereiro foi a vez do 2º Batalhão de Bombeiro Militar receber a 3ª turma do treinamento Motociclista Seguro. Para o participante Marcos Dutra a prevenção é “conduzir para você e para as pessoas com as quais você está interagindo no trânsito”.

O sargento Keiser (3º BBM), que ministrou aulas teóricas e práticas, destacou que a prevenção é o caminho para evitar acidentes: “o problema pode até ser causado por outro motorista, mas a solução está nas mãos dos motociclistas”.

Todo o treinamento foi salvo em arquivos digitais e serão disponibilizados para outras unidades do CBMMG que se interessem na aplicação dessa ferramenta para a Redução do Risco de Desastre, pois como diz o lema do treinamento “Motocicilista prevenido não é Socorrido”.