Equipe retorna a Minas

Após sete dias de atuação, nesta quinta-feira (9), uma parte da equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que participou dos trabalhos de busca e resgate de vítimas das chuvas que atingiram o estado do Rio Grande Sul retornou a Belo Horizonte. A outra parte da equipe realiza o traslado por terra e a previsão de chegada é neste próximo sábado (11). Esta é a quinta vez que o CBMMG participa de esforços integrados em desastres fora do estado.

Alinhado aos padrões internacionais de resposta ágil aos desastres, o CBMMG empenhou aeronaves, embarcações, cães e 28 militares especializados por 168 horas de operação. Integrado aos demais atores locais, foi possível apoiar nos mais de mil salvamentos de pessoas ilhadas e recuperar vítimas de soterramento, trazendo dignidade aos atingidos no sul do Brasil.

Respeitando o revezamento de equipes coordenado pelo Conselho Nacional de Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), foi feita a passagem da missão aos bombeiros de outros estados brasileiros. Embora encerrado o período de 7 dias inicialmente dimensionado junto às autoridades locais, o CBMMG permanece à disposição e reforça que o Governo de Minas continua presente no estado, com órgãos e recursos de ajuda humanitária.

Com experiências em missões semelhantes e especializações técnicas, dentro e fora do Brasil, os militares mineiros são motivados pelo mesmo sentimento de solidariedade que receberam quando ocorreu o rompimento de barragem em Brumadinho, ocasião em que tiveram o apoio de quase todos os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

O CBMMG também já atuou no auxílio técnico em eventos como os incêndios no Amazonas, na Operação Verde Brasil, e em catástrofes ocorridas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Vale do Taquari/RS, em outubro do ano passado.

Continuamos à disposição

O acampamento operacional dos militares mineiros permitiu a presença em campo, 24 horas por dia, para aplicação e compartilhamento das técnicas de salvamento e gestão em enchentes, inundações e soterramentos, já experimentadas em missões nacionais e internacionais da corporação. Conforme acordado, o CBMMG cumpre esta missão, ciente que ainda há muito trabalho, mas convicto de ter levado, sobretudo, esperança ao povo gaúcho.

Participação do CBMMG nas ações de Salvamento e Defesa Civil nas operações no Rio Grande do Sul:

Principais locais de atuação:

- Bento Gonçalves;

- São Leopoldo;

- Eldorado do Sul;

- Canoas;

- Guaíba.

Ações:

- 1313 pessoas salvas;

- 22 animais;

- 9 corpos recuperados/transportados;

- transporte de água, alimentos, itens de higiene;

- transporte de equipamentos de telecomunicações.

Meios Logísticos empregados:

- 1 aeronave de asas rotativas Arcanjo 06;

- 1 aeronave de asas fixas Arcanjo 11;

- 3 viaturas de salvamento;

- 1 caminhão de transporte de materiais;

- 1 carretinha com 1 bote wing e 1 bote rafting;

- 1 carretinha com 1 bote quilhado;

- 1 carretinha com jet ski;

- 3 motores de popa;

- equipamentos de mergulho, incluindo cordas, coletes, cilindros, máscaras, entre outros;

- equipamentos de salvamento e iluminação diversos;

- motoserras;

- bomba de sucção;

- Ração Operacional;

- Base de operações autossuficiente.

As ações do CBMMG ocorreram integradas com outros Corpos de Bombeiros Militares do país, órgãos públicos e voluntários.