Na noite de ontem (19), ocorreu a solenidade de abertura do 9º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), na cidade de São Paulo, visando o fortalecimento da cooperação entre os governos das regiões, afim de impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

O evento contou com a participação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que participou da reunião dos Grupos Temáticos de Defesa Civil, que tinha como objetivo a elaboração de  propostas para fortalecer a possibilidade de respostas ágeis e eficientes frente a eventos extremos, cada vez mais frequentes em meio às mudanças climáticas.

O comandante-geral do CBMMG enfatizou a importância do evento e a contribuição do CBMMG nas discussões: “o Cosud representa um evento estratégico para os mineiros, principalmente no que diz respeito a integração da defesa civil, da segurança e do meio ambiente. Minas está contribuindo com sua experiência na atuação em diversas ocorrências, missões nacionais e internacionais, o que faz com que o Consórcio ganhe força, para que possamos traçar as políticas públicas dos 7 estados envolvidos”.