CBMMG promoveu atividades que reforçaram o compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades mineiras

O 39º Congresso Mineiro de Municípios, realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, reuniu gestores municipais de Minas Gerais. Organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento reuniu autoridades, agentes municipais e representantes da classe política para debater desafios e perspectivas futuras, especialmente no contexto das mudanças climáticas e do encerramento de mandatos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou ativamente no congresso, promovendo uma série de atividades e iniciativas que reforçaram seu compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades mineiras.

Uma das principais ações do CBMMG durante o congresso foi a assinatura de um Protocolo de Intenções com a AMM. Este acordo visa a implementação de Brigadas Municipais em cidades com até 30.000 habitantes onde não há unidades do CBMMG, fortalecendo a capacidade de resposta a emergências e garantindo maior proteção e segurança à população mineira. O protocolo inclui suporte técnico e jurídico, divulgação de benefícios e assessoria na criação de consórcios intermunicipais, sem implicar em transferência de recursos financeiros entre as partes.

No painel "Resiliência Municipal no Contexto das Mudanças Climáticas", o CBMMG ministrou três palestras no primeiro dia do evento, abordando temas relevantes para os gestores municipais, como:

“Os Desafios do Período de Estiagem” teve como palestrante o tenente-coronel Ivan Santos Pereira Neto; “O Portfólio de Projetos do CBMMG” contou com o palestrante major Ênio Virgílio Martins de Souza e o tema “Efetividade das Brigadas Municipais” foi explanado pelo major Roneci Marcos Silva.

O CBMMG também participou com um stand de exposição de materiais e equipamentos operacionais utilizados para combate a incêndio urbano e florestal, mergulho autônomo e atendimento pré-hospitalar em situações de emergência. Além disso, o público teve acesso a dicas de segurança por meio de materiais informativos, aumentando a conscientização pública e instruindo as pessoas a agirem de forma segura.

Além da exposição de materiais, o espaço foi dedicado à apresentação dos benefícios da criação de Brigadas Municipais. Militares capacitados explicaram a importância de firmar convênios com o CBMMG, apresentando uma cartilha digital com acesso à legislação pertinente, modelos de documentação necessária e estatísticas de atendimento das brigadas já atuantes no estado, demonstrando a relevância dessas unidades para a segurança local.